Facebook Pixel Fallback

Pesquisas de docentes e estudantes de Engenharia de Produção ganham destaque nacional e internacionalmente

Os artigos foram publicados em revistas internacionais e no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP)



À esquerda o docente Prof. Me. Lucas Martins Ikeziri, e à direita, o coordenador do curso, Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas

Os estudantes do curso de Engenharia de Produção, Danilo Padovan, João Victor Millano Batista, Karoline Colantonio Souza, Matheus Sentevil Colognesi e os docentes Prof. Me. Lucas Martins Ikeziri e Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas, coordenador do curso, encerraram o segundo semestre de 2021 com grandes publicações de suas pesquisas em veículos de extrema importância na área.  

Os estudos tratam acerca de temáticas recorrentes na área, tais como Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Teoria das Restrições, além de temáticas emergentes, como a Indústria 4.0 e do período pandêmico atual.

Entre os artigos publicados, dois foram desenvolvidos pelo Prof. Me. Lucas Martins Ikeziri e divulgados em revistas internacionais, e dois artigos foram produzidos pelos estudantes e selecionados para apresentação no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) - maior evento de Engenharia de Produção do país.

Publicações internacionais

Os artigos do docente Prof. Me. Lucas Martins Ikeziri são frutos das pesquisas desenvolvidas por ele durante a Especialização e o Mestrado, e que vem sendo aperfeiçoados durante o curso de Doutorado - sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Bernardi de Souza do Departamento de Engenharia de Produção - FEB-UNESP.

O estudo "Evaluation of dynamic buffer management for adjusting stock level: a simulation-based approach" foi publicado no Journal of Industrial and Production Engineering, e aborda a simulação computacional para avaliar um algoritmo do método da Teoria das Restrições que desafia questões habituais presentes em cadeias de suprimentos, tais como o quê, quando e onde manter estoques de produtos. Dessa forma, um armazém foi modelado e submetido a experimentos que mostraram a capacidade do método em questão de proporcionar baixos níveis de estoque ao passo que mantém um nível elevado de serviço.

Já o artigo "Pulling the distribution in supply chains: simulation and analysis of Dynamic Buffer Management approach" teve sua publicação na International Journal of Systems Science: Operations & Logistics, e contou com a colaboração internacional do Prof. Dr. Mahesh Chander Gupta (Department of Management - University of Louisville).

Este artigo estende a pesquisa anterior sobre a simulação do método da Teoria das Restrições, combinando seus algoritmos e parâmetros para avaliar a sua efetividade em proteger a disponibilidade de produtos no estágio do varejista. Os resultados evidenciaram que o método não garante as melhores performances em todos os cenários simulados, mas que pode apoiar os gestores a lidarem com as incertezas dos ambientes reais ao identificar mudanças nos padrões da demanda, por exemplo, no caso de produtos que sofrem a influência da sazonalidade.

Ikeziri destaca que, a publicação de artigos desenvolvidos por docentes em revistas de tamanha importância, reforça todo o trabalho que é realizado no UNISAGRADO. "Publicar nos maiores eventos e em revistas científicas nacionais e internacionais é uma forma de deixar transparecer a qualidade do nosso curso e trazer visibilidade para a nossa instituição, dado que os artigos podem ser facilmente encontrados em um mundo digitalmente integrado", afirma.

Para o docente, ter a oportunidade de participar destas publicações, é uma forma de inspirar os estudantes para o campo da pesquisa. "O compartilhamento das nossas experiências desperta a curiosidade dos estudantes para o domínio da pesquisa. Tanto é que, do meu ponto de vista, esse fator foi essencial para as publicações que conquistamos em 2021.Todos os docentes engenheiros de produção do curso estamos em constante aprimoramento, realizando pesquisas e trazendo novos conhecimentos para a formação dos estudantes. Nós já estamos planejando projetos e artigos para 2022 e eu espero que mais estudantes se sintam motivados para darem seus primeiros passos na pesquisa científica", ressalta.

Encontro Nacional de Engenharia de Produção

Os estudantes Matheus Sentevil Colognesi, Danilo Padovan e Karoline Colantonio Souza, do 3° ano, desenvolveram a pesquisa "Práticas de planejamento e gestão colaborativa: um estudo sobre a resiliência nas cadeias de suprimentos durante o período pandêmico", que foi apresentado e publicado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) - um dos maiores eventos de Engenharia de Produção do Brasil.

O estudo teve orientação do Prof. Me. Lucas Martins Ikeziri e contou com a colaboração do coordenador do curso, Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas. Ikeziri conta que o artigo foi elaborado com o objetivo de experienciar o processo de pesquisa acerca de um conteúdo inédito para os estudantes, resultando na publicação no ENEGEP.

O estudante João Victor Millano Batista, do 4º ano do curso, também participou do ENEGEP. O artigo apresentado "Logística 4.0: Perspectivas da Aplicação de Inteligência Artificial na Logística Interna", foi desenvolvido a partir de sua pesquisa de Iniciação Científica. A orientação do estudo foi realizada pelo Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas, com contribuições do Prof. Me. Lucas Martins Ikeziri no desenvolvimento da pesquisa. "O artigo passou por todas as etapas de pesquisa até a entrega da monografia e a publicação no ENEGEP", destaca Ikeziri.

O docente ressalta que a publicação de artigos pelos graduandos agregam destaque aos autores como também podem abrir uma oportunidade de ingresso em uma Pós-Graduação. "A publicação em um congresso científico é uma excelente oportunidade de comunicação dos resultados de uma pesquisa para a comunidade interessada. Além disso, uma vez que um artigo publicado e apresentado em um evento tende a ser mais curto, tal trabalho pode, posteriormente, ser aperfeiçoado, ter seu escopo ampliado e ser submetido a uma revista científica", complementa.

O professor finaliza reforçando a importância das parcerias entre estudantes e docentes a fim de desenvolver pesquisas científicas. "E a colaboração entre docentes e discentes não ocorre apenas para o desenvolvimento de artigos, mas ela é fundamental e revela o compromisso que nós temos com a qualidade do curso perante os três pilares: ensino, pesquisa e extensão", pontua Ikeziri.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12432-pesquisas-de-docentes-e-estudantes-de-engenh.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia de Produção, Pesquisa Científica


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro