Estudantes realizam doação para a Catedral do Divino Espírito Santo que atende a população imigrante na cidade

A campanha foi promovida em parceria com a Pastoral do UNISAGRADO

Os estudantes do curso de Relações Internacionais, Gabriela Moretti, Marcela Hespanhol, Melina Móvio, Sabrina Hama e Thatiane Bôscoa, sob supervisão do Prof. Dr. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli arrecadaram, por meio de um projeto desenvolvido em sala de aula, recursos financeiros para doação à  Pastoral do Imigrante da Catedral do Divino Espírito Santo. A Catedral atende a população imigrante, especialmente na região central da cidade. A Pastoral Universitária do UNISAGRADO fez a mediação da entrega dos recursos.

O projeto dos estudantes, realizado de forma teórica e prática por meio da disciplina extensionista de Sociologia da Responsabilidade Social, permitiu, além da promoção da rifa para arrecadar os recursos financeiros - que serão destinados para compra de itens de higiene básica e alimentos - promover também a seleção de psicólogos para atendimento voluntário, visando favorecer a assistência social aos imigrantes.

O colaborador da Pastoral Rodrigo César Gonçalves, conta que, já tendo conhecimento da existência do projeto da Catedral, auxiliou os estudantes na entrega da doação, entrando em contato para verificar a possibilidade do recebimento do valor arrecadado na campanha. “Combinamos o dia e horário com os estudantes e pedimos para que um representante da Catedral estivesse presente para, além do recebimento, falar um pouquinho sobre as ações desenvolvidas, e também, para que os estudantes pudessem falar sobre seus trabalhos. O mais interessante é que esperávamos que fosse um momento bem rápido e simples, mas, fomos surpreendidos!”, conta.

Gonçalves destaca que foi uma experiência fantástica e muito enriquecedora, devido a possibilidade de partilha dos projetos entre os presentes. Ele afirma também ser algo muito gratificante, pois foram recebidos por Carlos Turtelli que é egresso do UNISAGRADO - e estava representando a Thalita Lizi da Pastoral do Imigrante. “Ele ficou encantado com o projeto, e muito feliz em saber que aqui no UNISAGRADO existem projetos assim. Se colocou à disposição para possíveis parcerias e deu todo apoio e incentivos aos estudantes e professor. Foi bem emocionante e significativo!”.

O colaborador ressalta o sentimento após o momento de partilha. “É de muita alegria em saber que a Pastoral está cumprindo a sua missão, de trabalhar para que mais momentos como esse possam acontecer. E também, Fé... saber que no mundo existem pessoas muito boas, com gestos e ações maravilhosas, ajudando o próximo e promovendo a unidade, dignidade, respeito e amor ao outro! Isso fortalece muito a fé, e com certeza, a fé das pessoas de que é e sempre será possível lutar por um mundo melhor”, finaliza.

Depoimento de estudantes participantes

Thatiane Bôscoa

“Participar do projeto foi desafiador. Nós iniciamos toda a pesquisa teórica e desenvolvemos um projeto do zero que conseguisse realmente ajudar os imigrantes e refugiados presentes na cidade de Bauru, na prática. Então além da arrecadação da rifa, para compra de itens de higiene básica e alimentos, selecionamos psicólogos para atendimento voluntário. Nosso objetivo foi, o tempo todo, conseguir impactar positivamente e melhorar a qualidade de vida daqueles em situação de vulnerabilidade — emocional e/ou social.

Foi gratificante! Ver o projeto tomando forma, saindo do papel e saber que realmente conseguimos ajudá-los, é um momento de pura felicidade e gratidão, pela oportunidade e por conseguirmos, dentro da nossa comunidade, contribuir positivamente para a realidade local.”

Sabrina Hama

“Trabalhar nesse projeto nos mostrou na prática como funciona o voluntariado. Enfrentamos muitos desafios ao longo do caminho, seja para obter recursos ou estabelecer parcerias, mas o objetivo de ajudar os imigrantes e tornar o mundo um lugar mais acolhedor e com mais oportunidades para esses grupos foi o que moveu constantemente a realização desse projeto.

Aprendemos a reconhecer que as condições de vida de cada indivíduo é diferente e que todos merecem oportunidades. Como cidadãos, podemos sempre ajudar aqueles que necessitam, seja doando nosso tempo, recursos financeiros, ou acreditando no potencial que cada um possui.”

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12423-estudantes-realizam-doacao-para-a-catedral-d.html
Tags: Relações Internacionais, Pastoral, Extensão, Solidariedade