Projeto “Zoobotânico On Demand” cria videoaulas para auxílio pedagógico nas escolas

Os conteúdos de Zoologia são direcionados aos estudantes do ensino fundamental e médio

A pandemia da Covid-19 impossibilitou a recepção de visitas ao Laboratório Zoobotânico do UNISAGRADO que era utilizado para que os estudantes das escolas de ensino fundamental e médio de Bauru e Região pudessem participar do ensino-aprendizagem em temáticas como Zoologia, Botânica, Meio Ambiente e outras mais, no campus. Sendo assim, o Projeto de Extensão, “Zoobotânico on Demand” realizou a produção de videoaulas para serem disponibilizadas a professores, visando atender as escolas com a complementação de conteúdo.

A coordenadora do projeto, Prof.ª Dr.ª Rita Luiza Peruquetti, destaca que, “dessa maneira, nosso Setor Zoobotânico continuaria desempenhando sua missão de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino para alunos e professores de ensino fundamental e médio, de Bauru e região, que tivessem interesse em utilizar nossas dependências”, afirma.

A docente relata que a ideia da gravação do conteúdo surgiu a partir de uma proposta do Prof. Lucas Sahm, da Escola Estadual Capitão Henrique Gomes Duarte, em Bocaina. O professor havia solicitado gravações de videoaulas utilizando os modelos de animais taxidermizados do laboratório do UNISAGRADO, para auxiliar os estudantes a compreenderem melhor as características morfológicas dos vertebrados. “Dessa maneira, para atendermos a demanda do Prof. Lucas, os estudantes do projeto iniciaram o processo de criação dos roteiros, captura de imagens (em fotos e vídeos), elaboração de materiais audiovisuais para que, em parceria com nossa Central Multimídia, pudéssemos gravar seis videoaulas”, afirma Peruquetti.

Os temas dos conteúdos abordam técnicas de taxidermia, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e, ao todo, contabilizam mais de uma hora de conteúdo. “Produzimos, utilizando recursos do nosso Laboratório Zoobotânico e, também, outras imagens autorais que foram capturadas em ambientes externos como o Zoológico Municipal de Bauru (SP), Bonito (MS) Búzios (RJ) e Aquário de Seattle – USA”, complementa a docente.

Segundo a responsável pelo projeto, o método das videoaulas torna-se eficiente para o auxílio da aprendizagem por conta das imagens e também da linguagem “jovem” dos apresentadores. “É cientificamente comprovado que quando o processo de ensino-aprendizagem é fomentado utilizando-se imagens, figuras e outros recursos audiovisuais atrativos, o mesmo tem o seu potencial de sucesso ampliado. Além disso, ter os nossos estudantes como "apresentadores" das videoaulas faz com que a linguagem dos jovens seja mais acessível ao público que era nosso alvo”, destaca.

Missão Social

“Os estudantes que participam ativamente de Projetos e Programas de Extensão costumam fazer relatos impressionantes dessa experiência. Sempre mencionam não somente o conhecimento técnico-científico que é agregado ao seu processo de formação (pois aprendem muito mais sobre os temas que são abordados nos projetos), mas também mencionam sobre o aprendizado pessoal. Muitas vezes, ao participar de Projetos de Extensão, os alunos vivenciam realidades de vida muito diferentes das suas próprias, o que faz com que eles desenvolvam a empatia para com outros grupos/comunidades e aprendam, na prática, como sua futura profissão pode auxiliar na melhora da sociedade”, ressalta Peruquetti.

Depoimento dos estudantes

Ana Carolina Garcia Petersen, estudante do 4° ano de Ciências Biológicas, atuou no projeto na área de roteirização, montagem de slides e captura de imagens, e descreveu como foi o desenvolvimento das videoaulas. “O projeto foi feito pensando em ajudar os professores fornecendo um conteúdo personalizado para agregar nas aulas nesse período de adaptação do ensino remoto, ou até para complementar as aulas com um conteúdo diferente, como foi o caso da proposta escolhida. A ideia foi pensada de uma forma que desse para produzir um material de qualidade com os recursos do UNISAGRADO, diante das limitações do período remoto. Com as gravações também foi possível explorar a criatividade dos participantes do projeto como nos roteiros e nos slides. Por eu ter ficado na parte dos roteiros e montagem dos slides me ajudou bastante a aprender a como adaptar um assunto com linguagem mais técnica/científica para uma forma mais simples e dinâmica - se adequando ao nosso público-alvo que foram as crianças do 6° ano. Assim, apresentar um conteúdo diferente do que as crianças estão acostumadas a ver no dia a dia funciona como uma dinâmica diferente e isso faz aumentar a atenção e o interesse pelo assunto”, pontua a estudante.

Mariah de Moraes Maruri, estudante do 3° ano do curso de Ciências Biológicas, participou do projeto auxiliando na roteirização e nas apresentações das videoaulas e relata sua experiência. “Foi muito importante aprender mais sobre a área de ensino. Hoje em dia, a educação a distância é uma ótima ferramenta, então se pudermos criar material de qualidade para passar o nosso conhecimento para frente, é muito bom para todos os envolvidos”, finaliza.

Confira as videoaulas do projeto:

Técnicas de Taxidermia
Peixes
Anfíbios
Répteis
Aves
Mamíferos

Amanda Laura – Roteirista, montagem dos slides

Amanda Stangherlim – Captura de imagens

Ana Carolina Garcia Petersen - Roteirista, montagem dos slides, captura de imagens

Ana Gabriela Sagioro Molan – Captura de imagens

Bruna Eduarda Fernandes – Roteirista, captura de imagens