III Seminário Institucional do PIBID e Residência Pedagógica contou com apresentações de trabalhos dos estudantes bolsistas

Ao todo, 40 projetos e seus resultados foram expostos durante o evento

Nos dias 13 e 14 de dezembro, o UNISAGRADO realizou o III Seminário Institucional dos Programas Institucionais de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, de maneira remota, através da plataforma Microsoft Teams. O encontro foi promovido com o objetivo de propagar os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas de ambos os programas, além de propiciar experiências didáticas e aperfeiçoar a habilitação de futuros docentes para a Educação Básica.

As responsáveis pelos programas do PIBID e Residência Pedagógica, respectivamente, a Prof.ª Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto e Prof.ª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini, organizaram o evento tendo em vista o encerramento dos trabalhos do ano letivo, com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas, e também uma avaliação dos primeiros 15 meses de desenvolvimento das atividades, além do aperfeiçoamento da formação para a docência.

Conforme pontua Bombini, “o evento tem grande importância na formação de nossos estudantes, pibidianos e residentes, pela partilha de experiências que ocorre durante as comunicações orais, pelo conhecimento das diferentes realidades e práticas realizadas, como também pela formação que se desenvolve por meio das palestras contribuindo, assim, para a reflexão sobre a prática desenvolvida”.

No primeiro dia da programação, houve sessões de apresentações de trabalhos desenvolvidos nos subprojetos de História, Pedagogia e Letras (Português e Inglês) e relatos de experiências dos estudantes. Além da palestra "Formação de professores e a prática docente no contexto atual” com a Prof.ª Dra. Sonia Maria Coelho, aposentada da UNESP de Presidente Prudente.

Já no segundo dia, ocorreu a palestra "TPACK - Conceitos, diferenças, significados e desdobramentos pedagógicos", com a Prof.ª Thaís Cristina Rodrigues Tezani, da UNESP de Bauru. “A participação dos estudantes no evento foi muito positiva nas sessões de comunicações, pois tivemos 40 trabalhos sendo apresentados nas sessões de comunicações orais, relatando experiências enriquecedoras para todos os participantes. Nas palestras também a participação foi muito significativa, os estudantes interagiram com os palestrantes e tiveram uma rica formação”, destaca Bombini.

Para a Prof.ª Dra. Eliane Toledo, a importância do evento se dá pela visibilidade que se pode adquirir, em função dos trabalhos desenvolvidos. “O seminário Institucional é de suma importância para a divulgação, compartilhamento dos resultados dos trabalhos e atividades desenvolvidas nos subprojetos durante os programas do PIBID e da Residência Pedagógica nas escolas públicas”. A docente ainda conclui dizendo que a participação dos estudantes é importante, pois os mesmos divulgam os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2021 nas escolas públicas (campo) participantes dos programas.

A busca por experiências no campo da docência é uma das razões a qual a Prof.ª Dra. Rosilene Bombini destaca para que os estudantes tenham o interesse em participar dos encontros. “Por meio da programação do Seminário, é possível conhecer o exercício de experiências didáticas e aperfeiçoar a habilitação de docentes para a Educação Básica”, finaliza a docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12415-iii-seminario-institucional-do-pibid-e-resid.html
Tags: UNISAGRADO, PIBID, Residência Pedagógica, Apresentações