Incentivo à pesquisa e apresentações de estudos pautaram o 9° Encontro de Pesquisa em História

Em prol do diálogo, circulação e produção do conhecimento científico, UNISAGRADO promove evento junto ao curso de História

Entres os dias 06 e 09 de dezembro ocorreu no UNISAGRADO o 9° Encontro de Pesquisa em História que, em 2021, contou com a temática “Saberes e Resistências”, propiciando aos participantes o poder do diálogo e do aprofundamento no conhecimento científico. O evento contou com a apresentação de palestras e exposição de trabalhos dos estudantes através de simpósios temáticos.

O objetivo do evento também foi de dar o apoio à pesquisa acadêmica dos graduandos os incentivando ao campo da pesquisa. O Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História do UNISAGRADO, discorre acerca da importância do evento não só na Graduação, mas, também, na vida profissional dos estudantes. “O Encontro de Pesquisa em História coroa a vida acadêmica de nosso estudante, ele percebe que completou a sua formação e possui um currículo forte para a vida profissional, o que fortalece a tradição do curso em um ensino de qualidade”, complementa Gomes.

O professor também enfatiza a proatividade dos estudantes que participaram do encontro, promovendo ações antes e depois da realização do evento. “A participação foi muita ativa! Participaram da organização, apresentação e agora dos detalhes pós-evento. O Encontro de Pesquisa em História também é um momento de confraternização dos estudantes, professores e egressos do curso de História”, conta.

Gomes finaliza destacando que as temáticas abordadas no evento são importantes tanto para o estudo, quanto para o debate, por se tratarem de fatos atuais e um conhecimento para todos em sociedade. “A História não é um estudo do passado pelo passado, é um conhecimento que parte de nossa realidade, de nossa vida e cotidiano. Os estudos históricos também partem de reflexões sobre o que nos acomete nos dias de hoje. ‘Saberes e Resistências’ foi o tema para repensarmos os retrocessos que temos visto como o anticientificismo, negacionismos e autoritarismos”, afirma o docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12411-incentivo-a-pesquisa-e-apresentacoes-de-estu.html
Tags: UNISAGRADO, Encontro de História, Resistência, Evento