Estudante de Jornalismo vence prêmio ABAG RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”

Guilherme Mariano conquistou a premiação com reportagem que aborda a sustentabilidade da agricultura no interior de São Paulo

Nesta segunda-feira (06), o estudante do quarto ano do curso de Jornalismo do UNISAGRADO, Guilherme Augusto Mariano, venceu o prêmio José Hamilton Ribeiro, na modalidade "Rádio e/ou Vídeo", realizado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). O estudante conquistou o prêmio com uma grande reportagem audiovisual intitulada “Produzir e Proteger: conheça a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da rainha das nozes”.

A reportagem vencedora trata sobre a primeira fazenda do Brasil e a única do estado de São Paulo, localizada em Bocaina, que passou a usar a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da macadâmia - retratando que há outras alternativas de produzir sem agredir o meio ambiente. “Por meio da técnica sustentável utilizada na Fazenda Retiro, é possível aumentar a qualidade do solo, além de cultivar alimentos mais saudáveis, nutritivos e livres de produtos químicos”, afirma Guilherme.

O estudante conta que a ideia da temática surgiu a partir do momento em que teve ciência de que havia uma fazenda do interior paulista cultivando macadâmia de maneira diferente do sistema tradicional. “Ainda mais por ser a primeira do Brasil e a única do estado. Assim que soube do caso, passei a estudar mais o assunto e a traçar os primeiros objetivos para a produção do material”, complementa.

Guilherme, que já havia sido finalista do prêmio em 2019, destaca quais foram os principais desafios na produção do material audiovisual. “Aprofundar o tema da agricultura regenerativa orgânica e aprimorá-lo para que o assunto fosse compreendido por todos os públicos foram os principais desafios para desenvolver a reportagem. Até então, era uma temática completamente desconhecida por mim. Então, antes de tudo, tive que aprender para compartilhar”, pontua.

Ele ressalta qual o sentimento após a conquista do prêmio. “Ao ser anunciado como vencedor, senti um alívio de dever cumprido e uma felicidade enorme tomar conta de mim. Foi uma sensação única conquistar o primeiro lugar entre tantas renomadas instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Essa classificação só foi possível graças a minha persistência e dedicação, juntamente com o apoio de amigos, familiares e professores do curso”.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti, afirma que a importância deste evento é muito grande, uma vez que representa uma área muito forte no interior de São Paulo, que é o agronegócio. “Ter um estudante classificado para a final em um primeiro momento, e depois conquistando o primeiro lugar, é motivo de muito orgulho e reforça toda a dedicação do estudante, do corpo docente e da equipe técnica, que possibilitam o desenvolvimento de materiais, conteúdos e trabalhos com essa qualidade - se destacando nacionalmente dentro do âmbito do jornalismo voltado para o agronegócio”, finaliza.

Confira a reportagem vencedora: “Produzir e Proteger: conheça a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da rainha das nozes” – na íntegra clicando aqui!

Mais sobre a premiação

Para concorrer ao prêmio, em agosto e setembro deste ano, o estudante participou de um ciclo de palestras promovidas pela ABAG de forma remota. Foram quatro dias de imersão no agronegócio, em que os participantes puderam se aprofundar em temas sobre a área e a relação com o meio ambiente, com o jornalismo e também com a fome.

A premiação ocorreu nesta segunda-feira (06) de forma online, e, ao todo, o estudante concorreu com 82 trabalhos inscritos. A recompensa da premiação pelo 1º lugar foi de R$ 3.500,00 em vale compras.

Confira na íntegra o Evento de Premiação da 14ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro" – clique aqui!

Sobre o Prêmio José Hamilton Ribeiro

Voltado ao Agronegócio, o Prêmio José Hamilton Ribeiro foi criado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) no ano de 2008, com o intuito de incentivar a produção jornalística sobre o tema. A premiação seleciona os melhores jornalistas em duas grandes categorias: profissional e novos talentos - na qual estão incluídos os estudantes de graduação.

Desde a primeira edição, a ABAG/RP oferece aos jornalistas e estudantes a oportunidade de conhecer melhor as cadeias produtivas do Agro, e, para isso, foi criado o Ciclo de Palestras que o diferencia dos prêmios já existentes. Para os estudantes, na categoria Jovem Talento, a participação nos Ciclos de Palestras é obrigatória, e credencia a inscrição de matérias, já para os jornalistas é opcional.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12389-estudante-de-jornalismo-vence-premio-abag-rp.html
Tags: UNISAGRADO, Premiação, Jornalismo, 1º lugar