Egressa e colaboradora do UNISAGRADO é selecionada para compor Comissões Técnicas do Conselho Regional de Química

Geovana Castilho compõe atualmente as Comissões Técnica de Energia (CTEN) e Técnica de Segurança Química (CTSQ)

A Egressa do curso de Química, Geovana Rodrigues de Castilho, e também colaboradora do Laboratório de Química do UNISAGRADO, foi selecionada para compor a Comissão Técnica de Energia (CTEN) e a Comissão Técnica de Segurança Química (CTSQ) do Conselho Regional de Química. O Conselho tem como um dos principais objetivos acompanhar e fiscalizar empresas da área dentro do estado de São Paulo para verificar se as ações estão sendo realizadas por profissionais e empresas habilitadas, e, as comissões, prestam assessoria e discutem assuntos como legislação, aprimoramento escolar e profissional, oferecendo suporte ao mesmo (CRQ, 2021).

A seleção para composição das comissões técnicas ocorre através de chamada pública para todos os integrantes com registro ativo regularizado ao Conselho. A egressa representa a região do estado de São Paulo, fazendo parte da denominada CRQ IV Região, de acordo com o Edital nº 001/2021. "Para a seleção, o candidato preenche uma ficha de interesse expondo seus dados e juntamente o currículo para expor sua experiência no ramo no qual ele pretende se candidatar, só pode ser vinculado a essas comissões citadas mediante a experiência de mercado e conhecimento na área", complementa Castilho, que terá o mandato de 2021 a 2023.

Por meio da Deliberação n° 39 do CRQ - IV REGIÃO de 30/03/2021, aprovada na Sessão Plenária nº3186, algumas funções que competem a egressa nas comissões técnicas é: "acompanhar a tramitação de legislações de interesse do profissional da área da Química, nas esferas federal, estadual e municipais; propor projetos que valorizem a atuação dos profissionais da Química; desenvolver e propor divulgação de material de apoio à atuação do profissional da área no mercado de trabalho, tais como: manuais, guias e cartilhas técnicas, cartazes, vídeos e filmes educativos; organizar eventos e cursos aprimoramento técnicos profissional como palestras, seminários, fóruns, workshops", entre outros.

Castilho conta que, para ela, a importância destas comissões é a possibilidade da troca de experiências entre os integrantes devido aos seus vastos currículos e especializações nas áreas relacionadas a cada comissão. "Isso proporciona um avanço do conhecimento técnico e promove a compreensão da relevância do Conselho Regional de Química dentro da área, como qualquer outro conselho direcionado em outras áreas, como os Conselhos Federais de Engenharia e Agronomia, Farmácia, Biologia, a OAB, entre outros, pois cada uma rege as áreas no ramo do mercado de trabalho e empresas vinculadas nessa área", finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12379-egressa-e-colaboradora-do-unisagrado-e-selec.html
Tags: UNISAGRADO, Egressos, Conselho Regional de Química