Estudante de Jornalismo é finalista pela segunda vez do prêmio José Hamilton Ribeiro

Guilherme Mariano participará da premiação que ocorrerá na próxima segunda-feira (06), e que tem o objetivo de incentivar a produção jornalística

O estudante Guilherme Mariano em sua reportagem: "Produzir e Proteger: conheça a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da rainha das nozes”

Nesta terça-feira (30), o estudante do quarto ano do curso de Jornalismo do UNISAGRADO, Guilherme Augusto Mariano, foi selecionado como um dos finalistas, pela segunda vez, do prêmio José Hamilton Ribeiro, realizado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). O estudante já foi finalista em 2019, com a reportagem “A Neve Macia do Campo”, que abordou a cultura do algodão no Brasil, mostrando os detalhes que envolvem o processo produtivo, do plantio à colheita.

Este ano, Guilherme produziu uma grande reportagem audiovisual intitulada “Produzir e Proteger: conheça a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da rainha das nozes” que trata sobre a primeira fazenda do Brasil, e a única do estado de São Paulo, que passou a usar a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da macadâmia (Fazenda Retiro, em Bocaina - SP). Este tipo de agricultura valoriza os recursos naturais do solo e produz alimentos mais saudáveis, nutritivos e livres de produtos químicos.

Para concorrer a premiação, em agosto e setembro deste ano, o estudante participou de um ciclo de palestras promovidas pela ABAG de forma remota. Foram quatro dias de imersão no agronegócio, em que os participantes puderam se aprofundar em temas sobre a área e a relação com o meio ambiente, com o jornalismo e também com a fome.

Guilherme conta qual o sentimento de ser novamente finalista do prêmio. “É muito gratificante estar mais uma vez na posição de finalista e levar adiante o nome do UNISAGRADO em um evento que abrange praticamente todas as faculdades de Jornalismo do estado de São Paulo. Isso é resultado de um trabalho feito com muito carinho e dedicação, mesmo em tempos de incertezas”, afirma.

Ele ainda ressalta que o curso de Jornalismo do UNISAGRADO contribuiu para esta conquista. “A expectativa para conquistar o prêmio é positiva, pois foi submetido um material exclusivo e de alta qualidade. No entanto, só pelo fato de estar entre os primeiros colocados, o sentimento de gratidão é enorme. Ser finalista desse evento também mostra o potencial do nosso curso, dos professores e da faculdade como um todo. Alcançar essa posição pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento para todos nós e nos traz a sensação de dever cumprido”, pontua.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti é muito gratificante estar entre os finalistas. “É um prêmio muito importante por trabalhar o Jornalismo para o Agronegócio e por homenagear o grande jornalista José Hamilton Ribeiro. É muito significativo termos o estudante como finalista deste prêmio, e vamos torcer para que possamos ter um bom resultado, pois o trabalho ficou muito bom! É muito importante termos essas possibilidades de participar de premiações sobre os mais diversos temas, e neste, especificamente, que tem uma demanda muito relevante aqui na região”, finaliza o coordenador.

Confira a reportagem finalista: “Produzir e Proteger: conheça a agricultura regenerativa orgânica no cultivo da rainha das nozes” – na íntegra clicando aqui!

Mais sobre a premiação

Ao todo, 82 trabalhos foram inscritos e a premiação será realizada de forma online, no dia 06 de dezembro, às 19h. A transmissão ao vivo será pelo canal do Youtube da ABAG/RP – confira neste link.

As recompensas das premiações variam entre R$10 mil a R$2 mil, de acordo com as categorias estudantes ou profissional.

Sobre o Prêmio José Hamilton Ribeiro

Voltado ao Agronegócio, o Prêmio José Hamilton Ribeiro já está em sua 14ª edição e foi criado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) no ano de 2008, com o intuito de incentivar a produção jornalística sobre o tema. A premiação seleciona os melhores jornalistas em duas grandes categorias: profissional e novos talentos, na qual estão incluídos os estudantes de graduação.

Desde a primeira edição, a ABAG/RP oferece aos jornalistas e estudantes a oportunidade de conhecer melhor as cadeias produtivas do Agro, para isso, foi criado o Ciclo de Palestras que o diferencia dos prêmios já existentes. Para os estudantes, na categoria Jovem Talento, a participação nos Ciclos de Palestras é obrigatória, e credencia a inscrição de matérias, já para os jornalistas é opcional.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12376-estudante-de-jornalismo-e-finalista-pela-seg.html
Tags: UNISAGRADO, Prêmio, Jornalismo, Finalista