Projeto de Extensão “Segurança da Informação para Todos” lança cartilha sobre cuidados na internet

O material foi produzido por estudantes durante o ano de 2021 e reúne as principais dicas de segurança em rede

Estudantes do Projeto de Extensão Segurança da Informação para Todos, coordenados pelo docente Prof. Henrique Pachioni Martins, produziram uma cartilha com dicas e informações sobre segurança na internet e quais as principais medidas para se defender de possíveis ataques cibernéticos. A cartilha aborda os principais cuidados a se ter em rede, como atenção com links perigosos, redes públicas, senha, backup de dados, compras online entre outros. O material foi desenvolvido por estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais e Administração, a partir de publicações realizadas no Instagram do projeto, durante o ano de 2021.

Para o responsável pelo projeto, Prof. Henrique Pachioni Martins, é importante a divulgação de informações de segurança devido às vulnerabilidades na internet e o aumento de ataques cibernéticos, por isso, a cartilha tem o objetivo de disseminar dicas e informações sobre como as pessoas devem se proteger. "Aos estudantes que participaram do projeto, por meio da criação do material, é possível pôr em prática o aprendizado em sala de aula", pontua o docente.

Welerson Cassamasso Barbe, estudante do 3º ano do curso de Ciência da Computação, participou do projeto e do desenvolvimento da cartilha e conta que a experiência agregou em sua formação. Ele conta que a importância deste material é a possibilidade de levar o conhecimento aos usuários leigos no assunto, por meio de dicas sobre Segurança da Informação. O estudante afirma que, por desconhecer algumas informações, muitas pessoas correm risco de segurança no meio digital. “Acredito que muitas pessoas estão vulneráveis quando estão conectados na internet, por isso as informações contidas na cartilha podem auxiliar as pessoas a se conscientizarem quando estiverem conectadas. Se você está conectado, está vulnerável, por isso o conhecimento é o primeiro passo a ser adotado para segurança no meio digital”, afirma.

A estudante do 3º ano do curso de Administração, Lívia Caroline Coelho dos Santos, também participou do projeto de extensão e conta que, para ela, foi uma grande oportunidade de também se relacionar com estudantes de diferentes cursos. “Além de poder apresentar o projeto no evento de extensão, colaborando assim para o meu desenvolvimento interpessoal e para a minha formação profissional”, ressalta a estudante.

Sobre a cartilha,  ela conta: “Julgo ser muito importante tratar desse assunto e levar conhecimento para toda comunidade, visto que pouco é dito a respeito dessa segurança, em dias aos quais o meio digital é tão utilizado. A cartilha vai servir para apresentar todo o trabalho elaborado ao longo do ano, e assim despertar o interesse em novos estudantes. Sem contar a possibilidade de propagar as informações contidas nela”, finaliza.

Serviço

Confira a cartilha elaborada pelos estudantes do Projeto de Extensão Segurança da Informação para Todos no ano de 2021 pelo Instagram  @segurancainformacaoparatodos – ou Clique Aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12373-projeto-de-extensao-seguranca-da-informacao-.html
Tags: UNISAGRADO, Projeto de Extensão, Segurança da Informação