“A importância da segurança do trabalho no empreendedorismo”

Tema foi pauta da live do Projeto GeraçãoLABS deste mês, em parceria com o Meepe Networking

No último sábado (20), os estudantes do Projeto de Extensão GeraçãoLABS, em parceria com o Meepe Business Networking, promoveram a live “A importância da segurança do trabalho no empreendedorismo”, com o palestrante Raphael Mandelli Afonso Garcia que é empreendedor, engenheiro e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. A transmissão ocorreu pelo canal oficial do UNISAGRADO no YouTube – confira na íntegra clicando aqui.

​​​​​​​​​​​A palestra faz parte da programação mensal do projeto, denominada de “Pauta Empreendedora”, que visa promover conhecimentos para os microempreendedores, jovens empresários, estudantes e demais interessados, valorizando o empreendedorismo com responsabilidade e visão ampliada de vários segmentos de negócios, entre produtos e serviços. As palestras anteriores podem ser conferidas neste link.

No início do evento, Raphael destacou a importância do trabalho em equipe para o empreendedorismo. Para o palestrante, o trabalho em conjunto é essencial e, contar com parceiros que possuam outras formações, além da sua formação, é indispensável para auxiliar no melhor desenvolvimento da empresa.

O engenheiro contou também sobre as adversidades que a pandemia causou, e as adaptações que foram necessárias em sua empresa. No caso dele, que trabalha com Segurança do Trabalho, foi preciso olhar com mais atenção para os profissionais da saúde, por exemplo. As ações também foram focadas para a conscientização das pessoas no geral, acerca das atualizações das informações sobre a covid-19.

E, uma das consequências da pandemia, foi a realização das atividades em home office. Raphael ressalta que, esta realidade também pode causar acidentes para os trabalhadores. Alguns exemplos são: lesão por esforço repetitivo (LER), dores devido a posições ergonomicamente incorretas ou devido ao mobiliário inadequado. Por isso, a necessidade de se reconhecer os benefícios da segurança do trabalho, para uma ampla conscientização e prevenção de acidentes para os funcionários.

Parceira de sucesso

O Projeto de Extensão GeraçãoLABS do UNISAGRADO possui uma parceria com o Meepe Business Networking que possibilita que estudantes do projeto e empresários integrem o mesmo ambiente, proporcionando conhecimentos práticos sobre empreendedorismo e inovação.

O professor Fábio José de Souza, coordenador do Projeto de Extensão GeraçãoLABS destaca a importância entre o Projeto e o Meepe, uma vez que os estudantes ampliam continuamente, de forma prática, os conteúdos teóricos obtidos, contribuindo com informações aos microempreendedores e empresários, inclusive, através do Instagram @geracaolabs.

O Vice-Presidente do Meepe Business Networking, Sr. Jader Guimarães, ressalta sua alegria na parceria ao promover a união de estudantes do projeto e empresários, uma vez que estes já possuem experiências com diversos setores da economia, transmitindo conhecimentos de sucesso, dificuldades ou obstáculos, mas sempre com o olhar nas melhores práticas do mercado, respeitando a legislação, colaboradores, clientes e fornecedores.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12362-a-importancia-da-seguranca-do-trabalho-no-em.html
Tags: UNISAGRADO, GeraçãoLABS, Projeto de Extensão, Segurança do trabalho