Curso de Ciência da Computação realiza doação de software infantil para a APAE- Bauru

Os estudantes João Paulo Marques e Tamires Tozze Martins desenvolveram o projeto “Aprendendo Libras” durante as aulas extensionistas

Na foto, o Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva em momento de doação do software à APAE-Bauru

Na última quarta-feira (10), por meio do curso de Ciência da Computação, o UNISAGRADO promoveu a doação e instalação do software para crianças “Aprendendo Libras” para a APAE-Bauru. O software foi desenvolvido na disciplina extensionista de Linguagem de Programação I, pelos estudantes do segundo ano do curso, João Paulo Marques Rodrigues Junior e Tamires Maria Tozze Martins, sob orientação e supervisão do Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva – que esteve presente no momento da doação para a associação.

O estudante João Paulo Marques conta que o projeto foi realizado a partir de constatar a necessidade de atingir um público mais específico, voltado para crianças e jovens que utilizem do ensino de Libras. “Entramos em contato com a APAE que nos abraçou e abraçou a nossa ideia. Tivemos grande respaldo para a nossa ação social ali. Os instrutores responsáveis informaram que o software seria de muita ajuda e que fariam com que diversas crianças ficassem mais atentas e interessadas pelo ensino da língua - o que nos deixou cada vez mais felizes e determinados a realizar o projeto”, afirma Marques.

A estudante Tamires Maria Tozze Martins pontua que para o melhor desenvolvimento do programa, a dupla conversou também com professores de Libras. Ela conta que o software é bem intuitivo e simples de usar, não sendo necessário realizar nenhuma instalação - basta incluir o arquivo no computador, por meio da transferência de uma pasta de arquivos. “O software é destinado para crianças, por isso, seu visual é composto por letras e botões grandes, com desenhos e linguagem simples. É um compilado de jogos infantis para trazer a Libras não só para quem tem alguma deficiência, mas para todas as crianças”, complementa Martins.

Os estudantes também contam que a doação do projeto traz uma sensação de reconhecimento e felicidade. “A sensação é muito boa, nos sentimos realizados por ver o nosso trabalho indo para a frente e sendo reconhecido. É gratificante ver que ele não ficará guardado numa gaveta sem utilização, mas que será útil e que estará ajudando a construir uma sociedade melhor”, afirma Martins. “Acreditamos que ajudará na imersão das crianças no aprendizado de forma dinâmica e divertida e também poderá auxiliar na imersão das mesmas na tecnologia em si. Foi uma grande honra para nós”, finaliza Marques.

Responsabilidade Social

A fim de alinhar teoria, prática e ao mesmo tempo criar soluções tecnológicas que tornem mais simples o uso de computadores, celulares, tablets etc. pelo público em geral, o Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva pontua que objetivo desta disciplina extensionista, é de pesquisar, produzir e desenvolver softwares que fomentem comportamentos saudáveis, bem como, contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da sociedade.

O docente conta que, ao final do semestre, com as temáticas já desenvolvidas, cada equipe apresenta e entrega o programa pronto para a devida utilização. “O objetivo dos projetos era de alguma forma atender as necessidades da sociedade em que os estudantes estão inseridos, desenvolvendo aplicações diretas que abordassem questões sociais como saúde, educação, qualidade de vida e muito mais. Cada grupo teve de procurar um local (instituição, ONG etc.), entrar em contato, apresentar sua proposta de desenvolvimento, e por fim, oferecer como doação o software que estava sendo desenvolvido”, afirma Silva.

Além do “Aprendendo Libras” também foram desenvolvidos os seguintes projetos sociais durante o semestre:

Aquachildren: software voltado para crianças para conscientização do consumo responsável da água.

Finance.io: software para educação financeira.

Jogando & Reciclando: software para conscientização da importância da reciclagem.

Mouth Smile: software para crianças a fim de promover a importância da saúde bucal.

Quiz - Informática para Terceira Idade: software para o ensino de conceitos de tecnologia.

Software de educação digital para idosos: software para o ensino de tecnologia para a terceira idade.

PVASys: Software para gestão de alunos em uma creche.

Triagem Virtual: software para realizar a triagem virtual em postos de saúde.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12340-curso-de-ciencia-da-computacao-realiza-doaca.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Responsabilidade Social, Software, APAE