Estudantes de Publicidade e Propaganda vencem maior prêmio de Comunicação Nacional

O projeto “‘Guardiãs’ segurança e proteção na palma da mão” foi classificado como o melhor de sua categoria, abordando a segurança e apoio para mulheres em casos de violência

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do UNISAGRADO conquistaram o 28º Prêmio Expocom - Etapa Nacional, no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, maior evento brasileiro de comunicação, que foi realizado de forma remota, em outubro. O trabalho foi premiado na categoria “Produção Transdisciplinar”, modalidade: “PT 15 - Aplicativos de Comunicação”. Os estudantes do terceiro ano do curso, Allan Adriano Dias Pereira, Caroline Fernanda Ciasca Teixeira, Flávia Priori Alcalde, Lorena Parreira de Souza Frederico, Mayara Cristina Passadori e Stefani Thais Pavanelli apresentaram o aplicativo: “‘Guardiãs’ segurança e proteção na palma da mão”.

O projeto, que venceu a modalidade regional em agosto no Prêmio Expocom Sudeste 2021, tem como tema a segurança da mulher e foi desenvolvido como atividade final da disciplina Princípios de Marketing, ministrada pela Prof. Dra. Nirave Reigota Caram. “A ideia foi pensar um aplicativo no qual todas as mulheres pudessem denunciar violências, alertar as outras, encorajá-las a também denunciarem as agressões compartilhando seus relatos umas com as outras. Como vemos nas mídias, muitas vítimas são descredibilizadas ou culpadas pela violência que sofreram, então nosso objetivo era que as próprias mulheres se apoiassem pela comunidade no app em fóruns sobre temas como agressões, violências psicológicas, relações abusivas, assédios em transportes etc.”, pontua o estudante da equipe vencedora, Allan Adriano Dias Pereira.

A temática foi escolhida com base em pesquisas e notícias que mostram a realidade da violência que atinge este público, além da situação atual de descontinuidade de muitos movimentos de apoio a mulheres, que foram afetados durante a pandemia. “Nós buscamos problemas que pudessem ser resolvidos com a tecnologia e acabamos pensando sobre a violência doméstica, e, pesquisando mais a fundo, vimos que existiam apps que ajudavam a denunciar ou que alertavam sobre áreas onde acontecem denúncias de assédio. Então, participamos da proposta de unificar todos os meios de denúncias, alertas e pedido de socorro em um único lugar”, afirma Pereira.

O estudante conta que a conquista do prêmio é um grande reconhecimento pela dedicação que os integrantes do grupo tiveram para criarem e desenvolverem o projeto, aplicando o que foi aprendido no curso - desde as metodologias de pesquisas até o uso da comunicação em contextos sociais. “O nosso trabalho ser o escolhido entre outros do país também mostrou uma importância de se abordar o tema e buscar novos meios de combater o machismo estrutural e ajudar às mulheres que sofrem com qualquer tipo de violência ou assédio. Foi como se reafirmasse que nós, homens e mulheres jovens, devemos combater esses problemas enraizados na sociedade e silenciados pelo machismo e preconceito. Dá muito orgulho saber que um projeto que eu ajudei a elaborar com os demais integrantes ganhou um prêmio de nível nacional! Dá ainda mais ânimo tanto para aprimorar o aplicativo"Guardiãs" quanto para tirar alguns outros do papel”, finaliza Pereira.

O prêmio Expocom acontece desde 1977 e tem como objetivo a valorização de trabalhos realizados por estudantes de graduação e, para participar, é necessário uma indicação da IES. O coordenador do curso, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti, conta que a sensação de mais esta conquista é de muita gratidão por todo empenho e dedicação dos estudantes e também dos docentes, por se tratar de uma algo construído durante as disciplinas e resultado de muita dedicação, em busca de constantemente alcançar a excelência. “As conquistas tanto no nível regional, quanto no nível nacional ajudam a estimular novas participações e trabalhos com perfis para participar de premiações como o Expocom e outras também. Para a instituição e o curso é motivo de muita alegria e orgulho alcançar uma conquista tão importante como essa, especialmente com um trabalho que trata de um tema tão urgente como o que foi abordado no desenvolvimento da proposta”, ressalta o coordenador.

Confira a Festa de Premiação do Expocom e a Cerimônia de Encerramento – neste link.

Prêmio Expocom Sudeste 2021

O UNISAGRADO, através de estudantes e egressos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, venceu no mês de agosto, três premiações no Prêmio Expocom Sudeste 2021 - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação do II Encontro Inter-regiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Foi esta conquista que classificou os participantes para concorrerem no Intercom Nacional - o qual os estudantes de Publicidade e Propaganda venceram na categoria PT 15 – “Aplicativos de Comunicação”, com o aplicativo “ ‘Guardiãs’ segurança e proteção na palma da mão”.

Confira os projetos premiados no Prêmio Expocom Sudeste 2021, na matéria completa, clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12339-estudantes-de-publicidade-e-propaganda-vence.html
Tags: UNISAGRADO, Premiação, Expocom Nacional, Publicidade e Propaganda