Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução promoveu palestra para discussão do plágio em traduções literárias

O evento abordou, entre outras temáticas, a ética profissional na prática tradutória

No dia 05 de novembro, o Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução, grupo vinculado ao curso Letras-Tradutor do UNISAGRADO, promoveu a palestra “Plágio em Traduções Literárias”, com o objetivo de abordar o tema do plágio, pouco discutido nos estudos da Tradução, mas de grande contribuição para a prática da Tradução Literária. Confira na íntegra – Clique Aqui!

A palestra foi ministrada pela Prof. Ma. Denise Bottmann, historiadora, pesquisadora em História da Tradução no Brasil e tradutora premiada na área. A mediação foi realizada pelo Prof. Dr. João José Caluzzi, egresso do UNISAGRADO, que realiza pesquisas nas áreas de História da Ciência, Tradução científica e Ensino de Ciências.

A Prof. Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, organizadora do evento, pontua que a discussão da temática é muito relevante para a formação do aprendiz de tradução, pois aborda, entre outros aspectos, a ética profissional envolvida na prática tradutória. “O contato com profissionais experientes e reconhecidos na área é muito significativo para nossos estudantes. Esses encontros possibilitam que tanto o conhecimento adquirido como a experiência vivenciada por esses profissionais possam ser compartilhados com os futuros profissionais”, afirma.

A docente afirma que a palestra foi muito importante também para os docentes e interessados nos Estudos da Tradução. “Por todo seu conhecimento e experiência, acredito que o ponto mais marcante do evento tenha sido ouvir a Prof. Denise Bottmann sobre a sua perspectiva da prática da tradução. Entre outros pontos, a professora destacou que o grande desafio da tradução é entender o texto que será construído em outra língua”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12338-grupo-de-pesquisa-estudos-da-traducao-promov.html
Tags: UNISAGRADO, Tradução, Plágio, Evento