100 anos de Paulo Freire: patrono da educação no Brasil

Evento no UNISAGRADO relembrou a trajetória do educador e discutiu suas proposições e reflexões

O UNISAGRADO realizou nos dias 14 e 15 de outubro, de forma remota, a V Jornada de Pedagogia com o tema: 100 anos de Paulo Freire. Neste ano, é celebrado o centenário de nascimento de Paulo Reglus Neves Freire, patrono da educação brasileira. Confira o evento na íntegra – Clique Aqui!

O evento, promovido pelo curso de Pedagogia do UNISAGRADO, em reconhecimento às contribuições do educador, teve como objetivo promover o conhecimento de sua biografia aos estudantes, além dos princípios e saberes que fundamentam suas obras. De forma específica, buscou-se debater as ideias freireanas a respeito da educação, da práxis, da dialogicidade e da autonomia.

A biografia e as obras de Paulo Freire mostram o percurso de um intelectual envolvido com a transformação do mundo a partir da educação de pessoas. Em contraposição a uma educação bancária, desprovida de significados para o educador, defendeu que o diálogo é o caminho para a construção conjunta da autonomia. Seu legado ultrapassa fronteiras nacionais.

A docente do curso de Pedagogia, Prof. Dra. Angélica Pall Oriani, comenta a importância de relembrar o centenário do educador, no âmbito acadêmico. “Paulo Freire foi um intelectual engajado na proposição de reflexões e práticas educativas que pudessem promover a liberdade e o aprendizado efetivo do educando. É muito importante que a gente mantenha o nome e os ensinamentos dele junto às práticas pedagógicas que acontecem em situações e ambientes diversos: nos eventos científicos, nos projetos de extensão e de pesquisa e nas aulas. É possível afirmar que sempre será possível lançar novos olhares para a obra, a biografia e o legado de Freire no Brasil e no mundo. Por isso, comemorar a sua vida e o legado que ele deixou permite retomar as suas ideias como necessárias para avançarmos no conhecimento em educação”, afirma.

Ela conta que, no UNISAGRADO, há a oferta de diversas disciplinas que abordam a biografia, a bibliografia e as ideias do patrono da Educação brasileira, que são atemporais e circulam em diversos países, o que permite compreender a importância dos seus ensinamentos teóricos e práticos.

E, eventos como a Jornada de Pedagogia, enriquecem ainda mais a formação dos estudantes, ajudando a integrarem as ideias e ações no aprendizado. “A Jornada de Pedagogia vem se consolidando como evento importante para nossos alunos da Pedagogia e das licenciaturas. Na sua quinta edição, a Jornada tem servido de espaço de partilha de resultados de pesquisa, de reflexões e de relatos de experiências tanto de nossos estudantes, quanto do público externo. Além disso, a Jornada se constitui como espaço profícuo para que os estudantes consigam ampliar a aprendizagem para além da sala de aula. Ademais, ter a presença de palestrantes renomadas que têm como objeto de estudo as ideias de Paulo Freire nos permitiu ampliar nossos conhecimentos acerca das suas reflexões e proposições”, finaliza a docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12313-100-anos-de-paulo-freire-patrono-da-educacao.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Pedagogia, Paulo Freire