UNISAGRADO inaugura novo Laboratório de Enfermagem e Clínica de Nutrição

Espaço é direcionado para as aulas práticas e estágios dos estudantes dos cursos, mas também para atendimentos clínicos à comunidade

No dia 21 de outubro, foram inaugurados o novo Laboratório de Enfermagem e a Clínica de Nutrição do UNISAGRADO. Os espaços serão utilizados para as aulas práticas e estágios dos estudantes dos respectivos cursos, mas também para atendimentos em prol da comunidade da Bauru e região.

No dia da inauguração, inicialmente, foi realizado um momento muito especial de oração para a entronização do Sagrado Coração de Jesus e da Bem-aventurada Clélia Merloni, nos novos ambientes, contando com a presença da equipe diretiva, colaboradores, estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição, e da Irmã Marisabel Leite – homenageada nos novos locais que receberam o nome de “Espaço Irmã Bel”.

Ir. Marisabel Leite,  formada pela quinta turma de Nutrição da Instituição, foi Diretora do Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde, quando os respectivos cursos foram abertos. Também foi a 10ª Superiora Provincial, entre os anos de 2005 a 2010, estando assim, sempre junto e acompanhando os cursos da área da saúde na Instituição.

No dia do evento, após o momento de acolhida e oração, foi realizado um tour pelos novos espaços de estudo e trabalho dos respectivos cursos, para a benção da Irmã Giuliane Ciniciato Gonçalves dos Santos, coordenadora da Pastoral Universitária, que abençoou as salas, equipamentos e também todos que estavam presentes no evento. Os estudantes, que participaram ativamente de todos os momentos, inspirados pela conscientização do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, vestiram, em sua maioria, a cor rosa na ocasião.

A Prof.ª Dra. Roseli Aparecida Claus Bastos Pereira, coordenadora do curso de Nutrição, afirma que a inauguração traz um sentimento de alegria pela realização de um sonho de toda a equipe de docentes e estudantes e por poder beneficiar à população. “É uma oportunidade de ampliação de atendimentos nutricionais com consultas individuais e em grupos, bem como melhoria de ensino aos estudantes devido a ampla estrutura física que permite a realização de aulas práticas, treinamentos e atendimentos em diferentes patologias e ciclos da vida”, afirma.

A docente também pontua que serão realizadas atividades de educação alimentar e nutricional, práticas em nutrição favorecendo o desenvolvimento de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, entre outros. Assim como também há a possibilidade de realização de atividades interdisciplinares como projetos de extensão.

Para a Prof.ª Dra. Marcia Aparecida Nuevo Gatti, coordenadora do curso de Enfermagem, a sensação que fica também é de felicidade. “A pandemia trouxe uma maior visibilidade para a profissão de enfermagem. No laboratório antigo, tínhamos uma limitação de tamanho para acompanhar essa expansão da profissão. Hoje, podemos tranquilamente receber os estudantes com conforto, em diversos ambientes, todos climatizados e equipados”, conta.

Ela afirma que, em decorrência da ampla estrutura física foi possível montar vários ambientes que permitem a realização de aulas práticas, treinamentos, palestras, simulações realísticas, consultas de enfermagem para grupos específicos, com orientações para gestantes, hipertensos e diabéticos, por exemplo. "Para os estudantes, será possível desenvolver as habilidades necessárias para a sua formação, como também vivenciar as práticas com maior realismo", finaliza Gatti.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12312-unisagrado-inaugura-novo-laboratorio-de-enfe.html
Tags: UNISAGRADO, Inauguração, Laboratório de Enfermagem, Clínica de Nutrição