Mercado e área de atuação do profissional de Relações Internacionais no século XXI

Tema foi abordado na IX International Relations Week junto com discussões sobre as diferentes perspectivas e desafios enfrentados pelas nações na atualidade

O mercado para o profissional formado em Relações Internacionais é amplo e foi intensificado nas últimas décadas pelo movimento da globalização, permitindo a atuação em diversos campos e visando a melhor relação entre as empresas e governos. O profissional da área pode atuar em atividades estratégicas tanto na área pública, quanto no setor privado e em organizações não governamentais. Pode atuar em organizações internacionais, como a ONU, OMC, OEA e Mercosul; em empresas nacionais e internacionais, analisando mercados e avaliando oportunidades de negócios e de investimento e atuando na negociação de contratos e convênios internacionais.

Há também a possibilidade de atuação em organizações de terceiro setor, bem como em consultorias de risco político; em órgãos públicos, como o Ministério das Relações Exteriores, prefeituras e governos, atuando na interação e na negociação do estado com países, empresas e outras entidades. Além destes campos, há uma alta demanda pelo profissional para atuar na área acadêmica, por meio da pesquisa e da docência.

Para o docente do curso de Relações Internacionais, Prof. Dr.Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, o profissional da área de Relações Internacionais vem sendo muito requisitado para o mercado de trabalho, visto que os graduados estão muito preparados para analisar e resolver problemas concretos da política internacional e da economia global. “Com as mudanças profundas ocorridas nos últimos anos no mercado de trabalho, os profissionais mais requisitados são aqueles que conseguem resolver problemas complexos por meio de teorias, métodos e técnicas - itens que são desenvolvidos durante todo o curso de Relações Internacionais, visto que ele oferece aos estudantes toda a formação necessária para compreender o funcionamento do sistema internacional”, pontua Pasquarelli.

Com a globalização e a internacionalização da economia e das empresas, seja no âmbito político ou comercial, o profissional da área de Relações Internacionais é necessário para mediar e negociar situações que envolvam os diferentes atores internacionais, como Estados, empresas, organizações internacionais e ONGs, servindo às comunidades locais, nacionais e internacionais na busca do desenvolvimento sustentável.

Sobre o evento

A IX International Relations Week (Semana de Relações Internacionais) foi promovida pelo UNISAGRADO, nos dias 04 a 08 de outubro, e contou com palestras, mesa-redonda e Cine Fórum. O evento é um encontro acadêmico que busca trazer temas que integrem os estudantes do curso e demais interessados com os assuntos e vivências apresentadas no curso.

A cada edição, o evento é orientado por um tema geral, e em 2021 foi a "Conjuntura e Tendências da Ordem Mundial no Séc. XXI", e abordou a discussão de diferentes perspectivas sobre os desafios enfrentados pelas nações na atualidade. O objetivo principal foi de entender a atuação dos Estados em diferentes regiões do mundo, analisar seus atores e processos e as transformações pelas quais passaram até os dias de hoje.

Para o Prof. Dr.Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, eventos como este auxiliam na formação de profissionais capazes de desenvolver visões críticas e sistêmicas, considerando a economia, a política, a sociedade, a cultura e a história, para atuar no ambiente público ou privado.

Para ele, o evento permite que o estudante domine ferramentas técnicas e teóricas da área, possibilitando planejar ações e impactos em negócios de caráter público e privado. “Eventos como a Semana de Relações Internacionais estimulam os estudantes a pensarem sobre grandes problemas da área, como a relação entre política doméstica e política internacional, o terrorismo, a reconstrução dos Estados, mudanças climáticas, crises financeiras, questões de gênero e raça e tópicos relacionados aos Direitos Humanos, como refugiados, apátridas e crimes internacionais, dentre outros”, finaliza o docente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12265-mercado-e-area-de-atuacao-do-profissional-de.html
Tags: UNISAGRADO, International Relations Week, Relações Internacionais, Evento