A voz da Arte como linguagem na Educação e no mercado de trabalho

Evento no UNISAGRADO destacou a importância do estudo da voz na pesquisa acadêmica, no âmbito profissional e escolar

De acordo com a coordenadora dos cursos de Artes e Teatro, Prof. Ma. Valéria Biondo, a área de dublagem está em franca ascensão atualmente, isto devido a quantidade de produções estrangeiras em termos de filmes de longa e curta metragem, séries, filmes de animação, games, comerciais, além da alta quantidade de criação de conteúdo para o público infantil. E, tudo isto, potencializado pelos programas de streaming.

A docente ressalta que, é importante estudar o papel da voz da Arte como linguagem na Educação, principalmente a partir de mudanças estipuladas no novo ensino médio. Sendo assim, é necessário tratar a voz física, que é o instrumento de trabalho do professor e do artista, mas também trazer uma dimensão metafórica da voz da Arte para pensar qual o seu espaço na escola diante das mudanças implantadas na grade curricular do segundo grau.

Ela explica, que nessa atual perspectiva, a Arte é componente curricular da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e pode dialogar com todas as áreas do conhecimento, da Língua Portuguesa, até História e Matemática. “Em outras palavras, o trabalho com a Arte e suas múltiplas manifestações, seja na música, no teatro, nas artes visuais ou na dança, está garantido nesse novo modelo, a partir de um olhar muito mais interativo, dinâmico e significativo e isso requer uma revisão de conceitos e adaptação. Portanto, o papel da voz da Arte como linguagem na Educação é o da valorização do conhecimento, da experimentação, da criação, do debate e da fruição artística, para capacitar o estudante a se humanizar como cidadão”, pontua Biondo.

Devido à constante evolução da área no campo profissional, estudar a voz da Arte em pesquisas e em formações continuadas, é de grande importância, visto que o aprimoramento e aperfeiçoamento não termina na graduação. “Hoje há várias opções para os profissionais. É possível fazer uma mestrado em Artes, mas também em áreas afins como a própria Educação e suas várias subáreas. A Arte hoje está em todos os setores. Há empresas que contratam arte educadores para treinamento de pessoal. O teatro empresarial também cresceu muito nos últimos anos como forma de capacitação dos colaboradores”, conta a coordenadora.

Evento no UNISAGRADO

Nos dias 23 e 24 de setembro, o UNISAGRADO promoveu a IV Jornada de Artes e o III Encontro de Teatro com a finalidade de proporcionar uma experiência que visou ampliar e enriquecer a formação dos estudantes dos respectivos cursos. Este ano, o tema do evento foi a voz, abordando a mesma como linguagem e seu papel na Educação, além do debate sobre a voz do artista na área de dublagem, a voz da Arte nos caminhos da pesquisa e as perspectivas de formação continuada. A programação incluiu palestras, oficina e uma mesa redonda que permitiu a troca de conhecimento entre os participantes, além da apresentação de pesquisas acadêmicas desenvolvidas no UNISAGRADO.

A Jornada contou com a presença assídua dos estudantes de Artes e Teatro, demonstrando que a busca pelo conhecimento é algo que está presente na formação acadêmica. E que, dinâmicas práticas são muito aceitas pelos graduandos. “Por isso nosso interesse em trazer uma oficina nessa área como forma de estimular para outras frentes de trabalho na área artística. Eles adoraram a oficina, os exercícios práticos. Isso nos deixa muito felizes e nos mostra que o estudante tem sede de conhecimento. Foi um sucesso!”, ressalta Biondo.

Serviço

O próximo evento dos cursos de Arte e Teatro, será no dia 04 de novembro. O II Sarau de Artes e Teatro, é gratuito, aberto ao público externo e já está com as inscrições abertas por este link. As inscrições vão até o dia 03 de novembro.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12260-a-voz-da-arte-como-linguagem-na-educacao-e-n.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Artes, Teatro, Voz