UNISAGRADO realizou campanha de doação de sangue

O evento teve como objetivo promover a conscientização solidária, além do conhecimento prático para os estudantes de Enfermagem

O UNISAGRADO, em parceria com o Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, promoveu no dia 28 de setembro, das 19 às 21h, no Laboratório de Enfermagem, próximo ao bloco G (antiga Clínica Veritas), uma campanha para doação de sangue. A ação foi realizada pelo curso de Enfermagem, visando suprir a carência constante dos bancos de sangue da região.

A Instituição mantém duas ações por ano, com o objetivo principal de repor o estoque de bolsas de sangue, mas também conscientizar os estudantes sobre a importância de tornar a doação um hábito.

No dia, a campanha contou com 59 candidatos, em que 53 estavam aptos para a doação, gerando assim, 53 bolsas de sangue para o banco. Também foram realizados 12 cadastros para doação de medula óssea.

A docente do curso de Enfermagem, Me. Mayara Fálico Faria destaca a importância de promover campanhas para doação de sangue, em âmbito universitário. “As campanhas funcionam como um alerta às pessoas, um lembrete, o ritmo de vida atual nos desconecta de momentos de solidariedade, mas quando uma campanha é divulgada, as pessoas se sensibilizam e se sentem incentivadas a realizar a doação. A necessidade de sangue nos hemonúcleos é frequente, por isso a importância das campanhas como meio de obtenção de grande quantidade de bolsas em um momento único e específico”, afirma.

Para incentivar as pessoas à prática da doação de sangue, é preciso estimular a solidariedade. “Sempre nos deparamos com pessoas dispostas a ajudar, mas para tal, é preciso esclarecer dois pontos, o primeiro é a divulgar a realidade dos hemonúcleos e pedir ajuda. O outro ponto é a importância de difundir conhecimento de como funciona a doação para que os solidários não tenham medo ou receio de doar.  As redes sociais e a mídia têm papel fundamental para acionar a sociedade para doação e demonstrar que se trata de um ato que além de nobre, é seguro e saudável”, pontua a docente.

Formação Social

A docente Me. Mayara Fálico Faria, destaca a importância de eventos como este, para os futuros profissionais da área. “Tais eventos são essenciais para os estudantes, pois eles atuam em todas as frentes, desde a organização de uma campanha, atuando como divulgadores da ação, e para tal, eles precisam estudar todos os aspectos da doação de sangue para sanar eventuais dúvidas da população”, pontua.

Ela afirma que os estudantes também são essenciais na organização no dia da campanha, coordenando os interessados em doar o sangue, reorganizando e adequando a estrutura física durante a campanha, além de, durante e após as coletas, acolher e orientar os voluntários, agradecendo as pessoas pelo ato de amor. “Além dos estudantes atuarem em toda a organização como agentes e futuros profissionais de saúde, ainda é oportunizado a atuação no papel de doadores, assim, eles perpassam todas as fases da doação, proporcionando conhecimento técnico da área de saúde e ainda conscientização solidária frente à doação de sangue. Essas campanhas são um exemplo prático de como associar a formação profissional com a formação cidadãos”, finaliza Faria.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12259-unisagrado-realizou-campanha-de-doacao-de-sa.html
Tags: UNISAGRADO, Doação de Sangue, Enfermagem