Empreendedorismo na Construção Civil: como é o cenário atualmente?

Projeto de Extensão GeraçãoLABS, em parceria com o Meepe Business Networking, promoveu live para discussão do tema e dos desafios para os microempreendedores

O empreendedorismo pode ser classificado como a criação de um negócio próprio ou a implementação de novas ideias em um empreendimento já existente, como algum projeto inovador para alavancar a empresa.

De acordo com dados do Relatório Executivo 2017, Empreendedorismo no Brasil, do GEM 2017, no Brasil, “a taxa total de empreendedorismo foi de 36,4%, ou seja, a cada 100 brasileiros e brasileiras adultos, de 18 a 64 anos, 36 estavam conduzindo alguma atividade empreendedora – tanto na criação ou aperfeiçoamento de um novo negócio, ou na manutenção de um negócio já estabelecido” (GEM, 2017).

Sendo assim, a pesquisa acima afirma que, “em números absolutos pode-se dizer que é de quase 50 milhões o total de brasileiros que já empreendem e/ou realizaram, em 2017, alguma ação visando a criação de um empreendimento em um futuro próximo” (GEM, 2017).

De acordo com Ismael de Oliveira Ribeiro, técnico em edificações e empreendedor, a vida empreendedora é formada por diversos desafios diários, e, uma das funções de quem deseja adentrar o mercado é de conhecer e entender todas as áreas da sua empresa, tais como administrativas, fiscais, de marketing e de vendas, além de como ocorre os processos e métodos internos.

A construção civil é uma área que também é possível empreender. O profissional é de extrema importância no desenvolvimento e construção urbana, uma demanda que não para de crescer, podendo atuar em construções novas ou reformas de imóveis, por exemplo.

Esaú de Oliveira Ribeiro, engenheiro civil e empreendedor, conta que no início da pandemia a área foi afetada com a diminuição de solicitações de clientes e aumento do custo dos materiais. Entretanto, atualmente, mesmo com o alto valor dos produtos que ainda se mantém, a construção civil está caminhando para sua estabilidade, contando com vários pedidos de clientes.

Ismael pontua que é de extrema importância uma boa estruturação do plano de negócios para enfrentar as dificuldades, sendo necessário sempre pesquisar e analisar os concorrentes para entender melhor o cenário atual. “É preciso aperfeiçoar sempre para entregar o melhor produto, o melhor serviço e o melhor atendimento, buscando sempre melhorar os processos e estar disposto a aprender o que falta”, complementa.

O técnico de edificações reforça que é fundamental manter-se resiliente frente às adversidades que podem surgir na vida empreendedora. “O que faz com que a gente não desista, é ter esse entendimento de que o nosso sonho é maior do que a nossa dificuldade momêntanea. Todos os dias vão surgir motivos para desistir, a gente se depara com dificuldades, com desafios, mas acreditar no nosso sonho e no nosso potencial, e buscar isso, deve sempre ser maior do que as situações que se apresentam. É isto que me motiva a levantar e correr atrás do que eu quero”, finaliza Ismael.

Evento no UNISAGRADO

No dia 25 de setembro, os estudantes do Projeto de Extensão GeraçãoLABS, realizaram em conjunto com o Meepe Business Networking a live “O Empreendedorismo na Construção Civil”. A palestra faz parte da programação mensal do projeto, denominada de “pauta empreendedora”, que visa promover conhecimentos para os microempreendedores, jovens empresários, estudantes e demais interessados, valorizando o empreendedorismo com responsabilidade e visão ampliada de vários segmentos de negócios, entre produtos e serviços.

O evento contou com a participação dos empresários Ismael de Oliveira Ribeiro e Esaú de Oliveira Ribeiro, fundadores da Soluobras, empresa bauruense especializada em construções e reformas. A transmissão ocorreu pelo canal no YouTube, do UNISAGRADO – confira na íntegra clicando aqui.

Na oportunidade foram abordados vários aspectos que envolvem o empreendedorismo, sendo respondidas inúmeras perguntas que foram formuladas pelos espectadores, sobre o cenário atual e os desafios da construção civil. Esta ação é incentivada em todas as lives do Projeto GeraçãoLABS, para que dicas, esclarecimentos e troca de ideias ocorram entre os convidados e participantes que acompanham pelo canal do YouTube.

Parceira de sucesso

O Projeto de Extensão GeraçãoLABS do UNISAGRADO possui uma parceria com o Meepe Business Networking que possibilita que estudantes do projeto e empresários integrem o mesmo ambiente, proporcionando conhecimentos práticos sobre empreendedorismo e inovação.

O professor Fábio José de Souza, coordenador do Projeto de Extensão GeraçãoLABS destaca a importância entre o Projeto e o Meepe, uma vez que os estudantes ampliam continuamente, de forma prática, os conteúdos teóricos obtidos, contribuindo com informações aos microempreendedores e empresários, inclusive, através do Instagram @geracaolabs e, em breve com vídeos.

O Vice-Presidente do Meepe Business Networking, Sr. Jader Guimarães, ressalta sua alegria na parceria ao promover a união de estudantes do projeto e empresários, uma vez que estes já possouem experiências com diversos setores da economia, transmitindo conhecimentos de sucesso, dificuldades ou obstáculos, mas sempre com o olhar nas melhores práticas do mercado, respeitando a legislação, colaboradores, clientes e fornecedores.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12254-empreendedorismo-na-construcao-civil-como-e-.html
Tags: UNISAGRADO, GeraçãoLABS, Projeto de Extensão, Empreendedorismo