A importância dos Projetos de Extensão no Ensino Superior

Atividades extensionistas permitem que os estudantes tenham contato com os problemas sociais e possam colocar em prática as habilidades adquiridas em aula

Na Graduação, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento para sua atuação profissional, mas, além disso, é durante a jornada no ensino superior, que é possível colocar em prática o aprendizado em prol da sociedade.

Os projetos de extensão e as disciplinas extensionistas são uma forma do estudante utilizar os métodos científicos para benefício social, com o devido auxílio e orientação dos docentes e da Instituição.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dra. Sara Nader Marta, a formação do estudante com o olhar voltado para os problemas sociais traz um diferencial na sua capacidade de resolver demandas, dentro da sua área de atuação, voltado para problemas reais. “Este tipo de abordagem desperta no estudante um maior interesse, uma vez que ele entende e vivencia onde e quando aplicar os conteúdos abordados na sua formação acadêmica. Temos sempre o princípio de que o processo ensino-pesquisa- extensão é indissociável e que os atores deste processo são o docente, o discente e a sociedade”, afirma a docente.

Para os estudantes, enquanto graduandos, o interesse por projetos voltados a temática social é de extrema importância para o seu desenvolvimento como profissional, mas também como ser humano, auxiliando também no desenvolvimento da sociedade. “É importante que o estudante entenda que o processo de aprendizagem deve estar vinculado com a realidade social. Este movimento propicia a integração entre a academia e a sociedade. Sempre dizemos que a extensão é uma via de mão dupla aonde o estudante vai para sociedade e a traz para o meio Universitário”, pontua a docente.

Evento no UNISAGRADO

Com o objetivo dasocialização de todas as experiências extensionistas para toda comunidade acadêmica, a décima edição do Encontro de Extensão do UNISAGRADO teve como temática principal "A Extensão como diferencial na formação acadêmica". O objetivo foi de promover o diálogo entre estudantes, professores e sociedade para uma reflexão sobre as atividades Extensionistas e seus impactos.

O evento foi realizado na modalidade online através das plataformas Microsoft Teams e YouTube com apresentações de trabalhos de estudantes do UNISAGRADO, oficina para docentes da Instituição e palestra aberta ao público - Clique aqui para conferir o evento na íntegra.

Visando aprimorar a formação acadêmica dos estudantes, ouve apresentações orais de trabalhos dos estudantes das áreas de Saúde, Humanas, Sociais e Exatas, e o palestranteM.e Tomé de Pádua Frutuoso, servidor técnico administrativo em educação no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC e autor do livro "Caminhos para Curricularização da Extensão", ministrou a palestra: Caminhos e Sucessos na Extensão.

O evento também contou com uma oficina exclusiva para os docentes em seu segundo dia. A Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dra. Sara Nader Marta destaca a importância de uma oficina como esta para a troca de experiências e conhecimentos. “Essa oficina foi direcionada para os docentes para que se pudesse realizar troca de e3xperiências com foco no processo de curricularização da extensão. Além dos docentes que trabalharam com as disciplinas extensionistas no ano de 2021, tivemos a presença de uma empresária que relatou a experiência de sucesso da sua empresa neste processo de parceria com o UNISAGRADO”, finaliza.

Confira os trabalhos premiados no X Encontro de Extensão

Área de Humanas e Sociais

1º lugar - Sociologia, responsabilidade social e extensão universitária: a implementação de projetos sociais no UNISAGRADO durante a pandemia do covid-19

Apresentação: Mirela Anésio

2º lugar - ONG Formiguinhas Valentes

Apresentação:  Hellen Regina Strutzel

3º lugar:Tradução audiovisual acessível: práticas de audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos

Apresentação: Gloria Castagnino

Área da Saúde

1º. Lugar: (2 trabalhos contemplados)

-Cartilha educativa: fator de risco para as doenças cardiovasculares - hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Apresentação: Gabriel Gomes Santos

-Amigos e inimigos dos dentes: experiência extensionista da disciplina de odontopediatria-odontologia-Unisagrado

Apresentação:  Gabriela Loureiro

2º lugar:  Perfil dos pacientes pós-covid-19 atendidos na clínica de fisioterapia do Unisagrado

Apresentação: Júlia M. Murbach

3ºlugar - Ambulatório para tratamento de feridas - amigo solidário

Apresentação: Mariane Castreguini

Área Exatas

1º lugar - Redução da geração de resíduos em uma IES: o impacto de um projeto de extensão universitária na formação do indivíduo

Apresentação:  Victor Oliveira Rodrigues

2º lugar - Desenvolvimento de websites para a comunidade: criando uma nova versão para o site da diocese de Bauru

Apresentação:  Nicole da Silva Carvalho

3º lugar:Programa 5S: uma abordagem para melhoria da qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável.

Apresentação: Carolina Ribeiro

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12247-a-importancia-dos-projetos-de-extensao-no-en.html
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Evento, Apresentações Orais