Setembro Amarelo: como identificar o momento de procurar ajuda?

Evento promovido pelo UNISAGRADO discutiu como os sofrimentos psíquicos podem afetar a vida das pessoas

A campanha do Setembro Amarelo é dedicada à conscientização e prevenção do suicídio e é organizada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Especificamente, o dia 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O suicídio pode ser motivado por sofrimentos psíquicos que podem acometer o indivíduo. A Prof.ª Dra. Márcia Aparecida Nuevo Gatti, coordenadora do curso de Enfermagem, pontua que a definição deste termo está relacionada ao sofrimento é presente e contínuo na vida da pessoa, com impactos significativos sobre a saúde e qualidade de vida. “Vários fatores podem levar uma pessoa  à este quadro, como medo de adoecer, perder o desemprego, perder um ente querido trazendo consigo expectativas de perda”, conta a docente.

A profissional afirma que é importante ouvir e aconselhar que a pessoa procure ajuda de profissionais da saúde especializados.“É necessário identificar alguns sinais como instabilidade de humor, desapego, irresponsabilidade, pensamentos obsessivos, frases como “a vida não vale a pena” ou “estou tão sozinho que preferia morrer”. A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada”, pontua Gatti.

É possível também entrar em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV) que, por meio de voluntários, realiza atendimento para oferecer apoio emocional visando à prevenção ao suicídio, via telefone, chat, e-mail ou pessoalmente, com sigilo garantido.

Evento no UNISAGRADO

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Curso de Enfermagem do UNISAGRADO promoveu o evento “Setembro Amarelo” com a temática de alerta para os problemas relacionados à saúde mental e os sofrimentos psíquicos. Com o objetivo principal de alertar os estudantes e profissionais sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, o evento contou com a presença de José Carlos dos Santos, profissional do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru, e com o Dr. Paulo Pepulin, que abordou sobre os sofrimentos psíquicos e os atendimentos às pessoas em tentativas de suicídio. O evento foi aberto ao público, com transmissão pelo Canal do UNISAGRADO no Youtube. Acesse o evento na íntegra, clicando aqui.

A Prof.ª Dra. Márcia Aparecida Nuevo Gatti pontua que é fundamental promover eventos com esta temática aos estudantes, e que os inscritos participaram com grande empenho da programação. “Além dos estudantes de Enfermagem, contamos com a participação dos estudantes de Psicologia, Pedagogia e Nutrição, mostrando a importância da discussão do tema de forma interdisciplinar. Em ambos os dias, os estudantes participaram ativamente com perguntas no chat,” finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12246-setembro-amarelo-como-identificar-o-momento-.html
Tags: UNISAGRADO, Setembro Amarelo, CVV, Prevenção ao suicídio, Enfermagem