Curso de Ciências Biológicas promove encontro sobre meio ambiente para crianças da ONG Wise Madness

A visita a ONG teve o objetivo de proporcionar discussões acerca do tema, além de incentivar a carreira científica

Em comemoração ao Dia do Biólogo, celebrado em três de setembro, os estudantes do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, Bruna Gabriela Dias Berrocal, Eldritch Sanches, Loreana Maria Vizaccro e Stefani Caroline de Oliveira e o docente do curso, Prof. Dr. Adriano Evandir Marchello realizaram uma visita à ONG Wise Madness para exibição às crianças de exemplares de animais empalhados pertencentes ao Zoobotânico da Instituição, e também para discussão sobre o meio ambiente e acerca da importância do papel do cientista.

A ONG Wise Madness é uma entidade social que promove atividades de lazer e suporte para crianças em situação de risco, e possui quatro unidades na cidade de Bauru. O encontro ocorreu na matriz, que conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de seis anos a quinze anos.

A coordenadora da organização, Elaine Cristina Souza da Costa, relata que o projeto se organiza em grupos, visando ampliar a troca de culturas e a vivência dos participantes, desenvolvendo seu senso de presença e identidade. "Isso pode ser efetivado mediante variadas ações. Entre elas, as oficinas, que consistem na realização de atividades de esporte, lazer, arte e cultura. Essas atividades podem ser resultado, inclusive, de articulações intersetoriais no âmbito municipal. Porém, vale destacar que as oficinas, bem como as palestras e as confraternizações eventuais, por si só, não constituem o SCFV, são estratégias para tornar os encontros dos grupos atrativos e, com isso, dialogar com o planejamento do percurso, os temas transversais e os objetivos a serem alcançados nos grupos”, pontua Costa.

O encontro promovido pelo curso de Ciências Biológicas ocorreu a fim de evidenciar a importância do profissional da área, e, desta forma, cativar os participantes para o meio científico. As crianças tiveram contato com os materiais e foram estimulados a fazerem perguntas. “Conseguimos desta forma, mostrar que os cientistas estão por toda parte, e que, mesmo vindo de uma família carente, é possível estudar e se formar, como é o caso da minha história”, pontua o Prof. Dr. Adriano Evandir Marchello.

Também foi possível promover uma experiência prática e diferenciada aos estudantes, como pontua o docente “para eles, foi um momento de mostrar os conhecimentos obtidos ao longo do curso e ter contato com crianças em situação de risco para demonstrar afeto e o quanto elas são importantes. Para as crianças, foi possível gerar uma aproximação ao meio científico”, afirma o docente.

Para o estudante de Ciências Biológicas, Eldritch Sanches, a participação na visita contribuiu para a sua formação pessoal como futuro profissional, “acredito que agregou bastante para que possamos buscar melhoras profissionais e pessoais, e também para se empenhar em levar conhecimento para o máximo de pessoas possível. Ver as crianças tão curiosas e fazendo perguntas tão criativas, nos faz pensar nas muitas outras crianças que ainda não tiveram essa oportunidade. Pretendo tentar ajudar o máximo possível com as oportunidades que eu tiver, para proporcionar experiências incríveis como esta para mais pessoas”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12218-curso-de-ciencias-biologicas-promove-encontr.html
Tags: UNISAGRADO, Ciências Biológicas, Dia do Biólogo, ONG, Encontro