Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus promove palestra sobre o Pacto Educativo Global

Participe: encontro busca refletir sobre a Educação em tempos pandêmicos a partir da proposta do Papa Francisco

A Diocese de Bauru, por meio do Setor Educação e Cultura, promoverá a palestra “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”, no dia 22 de setembro, quarta-feira, às 19h, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus. Haverá também transmissão virtual do encontro, pelo Facebook da Paróquia.

O evento está ligado ao Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, em uma mensagem de 12 de setembro de 2019, e que seria celebrado nos dias 11 a 14 de maio de 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19, precisou ser adiado, ocorrendo em 15 de outubro de 2020, por meio de uma mensagem de vídeo. “O convite do Papa Francisco para participar do Pacto Educativo Global repercute mundo afora e encontra eco no coração das pessoas de bem, que se dispõem a participar, refletir, rezar, conviver e agir com a novidade que o Espírito suscita” (A Igreja do Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global - Orientações Gerais, CNBB, ANEC, CRB).

Desta forma, a reflexão do sacerdote busca promover encontros locais para discussões acerca da Educação e seus desdobramentos a partir das transformações do mundo. “Em tempos de enfraquecimento do diálogo, a proposta do Papa Francisco torna-se uma oportunidade preciosa para promover espaços de debates, partilhas e aprofundamento, em prol da Educação” (CNBB, ANEC, CRB).

O ensinamento do Papa acerca da proposta busca atingir a sociedade por completo, abrangendo tanto os profissionais da Educação, como também pesquisadores, agentes e gestores públicos, jovens e pessoas preocupadas com o futuro das novas gerações. “Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna. Ao propor a celebração, o Papa reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras e com responsabilidade na construção do bem comum.” (CNBB, ANEC, CRB).

Visando dar continuidade aos ensinamento do Papa, o encontro na Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus, em Bauru, contará com palestrantes da Diocese da cidade para reflexão sobre o tema, sendo eles: o coordenador do setor Educação e Cultura, Prof. Ricardo Carrijo, e o coordenador da Pastoral da Educação, Prof. Carlos Schweter.

Data: 22 de setembro

Horário: às 19h

Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Rua Benedito Moreira Pinto, quadra 7, Jardim Panorama, Bauru