UNISAGRADO cria Comissão de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem

Acompanhamento e capacitação dos estudantes em avaliações externas é um dos objetivos da Comissão Ativa, além de promover a capacitação dos docentes

A Comissão de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem, conhecida como Comissão Ativa, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação do UNISAGRADO, teve o início de suas atividades em fevereiro deste ano, com o objetivo de acompanhar as políticas institucionais, visando aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem da IES, e tendo como meta a melhoria dos resultados obtidos em avaliações externas.

A formação da Comissão é composta por docentes de diversos cursos, sendo seus membros, a Prof. Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto, do curso de Pedagogia, a Prof. Dra. Flávia Santos Arielo, do curso de História, o Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior, do curso de Odontologia e a Prof. Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, do curso de Letras-Tradutor.

Com o objetivo de planejar ações estratégicas para o acompanhamento e aprimoramento do desenvolvimento acadêmico dos estudantes, e visando aperfeiçoar o desempenho dos mesmos em exames internos e externos, o suporte é oferecido aos discentes desde o ingresso no UNISAGRADO até a conclusão do curso de graduação. Esse apoio ocorre por meio de eventos, oficinas e cursos de curta duração desenvolvidos nas áreas de formação específicas de cada área do saber.

Dentre as funções da Comissão, está também capacitar os docentes e coordenadores de curso, oferecendo, dentre outras atividades, suporte para a análise de processos avaliativos e para a identificação das competências e habilidades dos estudantes por meio de conteúdo escrito, vídeos, oficinas e discussões. Os primeiros encontros com os professores ocorreram no início deste semestre, no mês de agosto e no início de setembro, como parte das atividades da SECOD, Semana do Corpo docente, do UNISAGRADO.

De acordo com os membros da Comissão ATIVA, “é de extrema importância para professores e estudantes, contar com o apoio de uma Comissão específica, composta por professores da Instituição, que busca destacar a relevância do preparo dos estudantes para as avaliações externas”.

Inscrições abertas para o Ativa - 2º semestre

A atividade de capacitação, também chamada de ATIVA, é uma das ações da Comissão. A primeira ATIVA foi aplicada no 1º semestre deste ano e teve como público-alvo os estudantes dos últimos anos dos cursos de graduação do UNISAGRADO. Já neste semestre, a capacitação será aplicada para todos os anos desses cursos e passará a ser uma atividade institucional.

Neste 2° semestre de 2021, a realização da ATIVA ocorrerá entre os dias 13 e 30 de outubro, de acordo com a disponibilidade de cada turma, considerando o cronograma acadêmico. As inscrições já estão abertas e os estudantes podem se inscrever até o dia 30 de outubro. Os estudantes que participarem do evento receberão certificação pela Extensão, com uma carga horária correspondente a 4 aulas, período que terão para concluir a atividade, que será realizada entre 19h e 22h15.

Link de inscrição: https://secure.unisagrado.edu.br/sistema/portal/eventos/867

Esquenta Ativa I, II e III

Para os cursos que prestarão o ENADE em novembro deste ano, a Comissão ATIVA está promovendo encontros, Esquenta Ativa I, II e III. O Esquenta Ativa I ocorreu no início de setembro e os outros dois ocorrerão em outubro e novembro, respectivamente.

No Esquenta Ativa I, a Comissão se apresentou para os estudantes e deu algumas orientações iniciais para as turmas de último ano dos cursos de Design, Pedagogia, Letras, História e Ciência da Computação, os quais participarão da aplicação do ENADE este ano.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12198-unisagrado-cria-comissao-de-apoio-ao-process.html
Tags: UNISAGRADO, Comissão Ativa, Ensino-Aprendizagem, Pró-Reitoria de Graduação