UNISAGRADO realiza a 47ª Semana de Estudos do Corpo Docente

Evento teve o objetivo de promover a capacitação contínua dos professores para a prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem

No dia 03 de agosto, e nos dias 08 a 10 de setembro, o UNISAGRADO promoveu a 47ª Semana de Estudos do Corpo Docente (SECOD). O evento visou contribuir com a formação continuada dos professores do UNISAGRADO, proporcionando momentos de reflexão sobre a prática docente, planejamento do semestre letivo, curricularização da extensão, retrospectiva e planejamento da Pós-graduação e pesquisa, além da capacitação para o novo sistema acadêmico.

A programação contou com uma palestra de abertura, seguida de capacitações específicas para o corpo docente. O evento foi realizado na modalidade online através da plataforma Microsoft Teams. A palestra inicial foi ministrada pela Dra. Claudette Maria Medeiros Vendramini, com o tema: Teoria da Resposta ao Item (TRI), no dia 03.

As capacitações ocorreram no mês de setembro. No dia 08, foi promovida a Formação Pedagógica - Prática docente e o desenvolvimento de competências, com a palestrante Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques. No dia 09, foi proporcionada a Curricularização da extensão: práticas exitosas, com a Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária, Prof. Dra. Sara Nader Marta.

No dia 10, os docentes contaram com a participação da Comissão Ativa do UNISAGRADO, ministrando a capacitação com o tema: Ativa - devolutiva das ações e planejamento. Também no dia 10, foi a vez do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do UNISAGRADO, Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, ministrar a formação: Pós-graduação e pesquisa do UNISAGRADO: retrospectiva e planejamento.

Para a responsável pelo evento e coordenadora pedagógica, Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques, é de extrema importância eventos como este para o corpo docente. “É fundamental sempre refletirmos sobre nossa prática pedagógica, sobre os desafios que a docência nos impõe diariamente. Especificamente nesta SECOD pudemos partilhar os desafios e pensar em proposições práticas de como superá-los e  também compartilhamos práticas exitosas. E, além disso, sempre que nos abrimos à reflexão sobre a prática pedagógica, aprimoramos cada vez mais nossa relação com os estudantes, pois pensamos sobre como melhor atendê-los, motivá-los, desafiá-los para que sejam agentes de transformação social”, pontua Marques.

Para ela, é muito enriquecedor poder ouvir as expectativas, experiências, desafios e proposições de como enfrentá-los. “Minha percepção é de que os docentes estão empenhados em aprimorar suas práticas pedagógicas com foco no processo de aprendizagem do estudante, para que esse processo seja de fato significativo”, finaliza.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12197-unisagrado-realiza-a-47-semana-de-estudos-do.html
Tags: UNISAGRADO, 47º SECOD, Estudos, Corpo Docente