Facebook Pixel Fallback

Saúde e Divulgação Científica no combate às Fake News

Evento promovido pelo UNISAGRADO discutiu dentre outras temáticas, a importância científica no combate às notícias falsas, além da aplicação de diversos minicursos



As Fake News ou notícias falsas, são conteúdos inverídicos que buscam atingir algum tipo de vantagem em sua veiculação, ou por identificação com a temática abordada, mesmo que de forma enganosa, distorcida, imprecisa ou fora de contexto. Esse benefício pode ser político, financeiro ou pessoal.

A propagação rápida de Fake News também no cenário atual da pandemia da Covid-19 é uma realidade, o que atrapalha a veiculação de informações verídicas e a divulgação científica frente à esta rapidez. “Realmente é muito difícil a divulgação científica frente à Fake News. O conteúdo sensacionalista, juntamente com a quantidade e rapidez da divulgação, favorece a disseminação de conteúdos falsos, prejudicando assim a sociedade como um todo. Desta forma, essa situação ofusca e confunde os resultados realmente comprovados por meio de pesquisas científicas,” pontua a coordenadora do Curso de Biomedicina, Prof. Dra. Andréa Mendes Figueiredo.

Entretanto, há formas de se combater às Fake News, e o meio científico pode ajudar a evitar essa propagação.  “O meio científico pode utilizar linguagens mais acessíveis à população, além da divulgação em veículos rápidos de comunicação como os Podcasts, Webinar, programas direcionados de televisão e rádio. A atuação rápida da comunidade científica é fundamental para esclarecer o assunto abordado, e assim neutralizar a informação falsa”, afirma a Prof. Dra. Ana Paula Favaro Trombone Garlet, coordenadora do Curso de Farmácia.

Os profissionais de saúde também precisam se manter sempre atualizados, utilizando da constante ascensão de novas tecnologias e os importantes avanços nos diversos campos de atuação do profissional biomédico e farmacêutico para auxiliar no combate às notícias falsas. Para as organizadoras do evento, “o profissional deverá buscar atualizações por meio de cursos de Especialização, participação em Congressos, Jornadas, além de participar de eventos interdisciplinares que conectem a área da saúde às novas tecnologias. É importante salientar que, os profissionais devem buscar atualizações na literatura científica para melhor embasamento de sua atuação”.

Evento no UNISAGRADO

Nos dias 30 e 31 de agosto, os cursos de Biomedicina e Farmácia do UNISAGRADO promoveram a I Jornada de Biomedicina e Farmácia, com o objetivo de promover o contato dos ouvintes com novas tecnologias e avanços importantes nos diversos campos de atuação do profissional biomédico e farmacêutico. Foram abordados temas relevantes na área desses profissionais, propiciando o contato da comunidade acadêmica com especialistas nos campos de atuação, além de permitir uma maior interação entre os estudantes, favorecendo o fortalecimento dos cursos. As atividades foram programadas de forma remota, e contou com palestras e cursos extracurriculares, e apresentações de trabalhos científicos, que foram avaliados na forma de comunicação oral.

A coordenadora de Biomedicina destaca a importância da realização do evento abordando temas tão atuais. “A Jornada abordou diversos temas de relevância para os nossos futuros profissionais, permitindo uma visão geral sobre diferentes áreas de habilitação e atuação. Este momento também foi fundamental, pois diversos palestrantes enfatizaram a importância do estudo contínuo incentivando os estudantes pela busca crescente do conhecimento, atitude esta que irá refletir na formação de bons profissionais para a atuação no mercado de trabalho e na sociedade”.

Os minicursos e palestras oferecidas na Jornada são de extrema relevância, pois, influenciam positivamente e diretamente na vida profissional dos estudantes. “Os conteúdos oferecidos mostraram aos participantes a importância do conhecimento adquirido durante toda a graduação e ressaltou a relevância da busca contínua por conhecimento, mesmo após a conclusão do curso. Esta visão compartilhada pelos palestrantes incentiva nossos estudantes a se dedicarem aos estudos com o objetivo de se tornarem profissionais de excelência”, pontua Garlet.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12192-saude-e-divulgacao-cientifica-no-combate-as-.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada de Biomedicina e Farmácia, Evento, Fake News


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro