Docente do curso de Letras – Português e Inglês compõe a CAA do ENADE 2020

Indicação do INEP comprova a qualidade do curso no UNISAGRADO

A Prof.ª Dra. Rosilene Rocha Bombini, que está compondo o CAA (Comissões Assessoras de Área) no ENADE 2020, esteve durante o mês de agosto, em Brasília-DF, para participar de reuniões no INEP, referente à aplicação do exame, que ocorrerá em novembro de 2021. Nesta importante comissão, a professora é a única representante de IES particular de todo o Brasil. No total, a comissão é formada por quatro docentes do ensino superior, sendo três docentes de universidades federais. Rosilene foi selecionada em 2020 pelo INEP e nomeada pela Portaria nº 270, de 12 de março de 2020, publicada em 16 de março de 2020 (Edição: 51 Seções 02 Pág. 36 do Diário Oficial da União). O ENADE de 2020 teve de ser adiado para 2021 por conta da pandemia da COVID-19, a prova seria realizada em novembro de 2020.

Dentre as funções as quais o docente selecionado deve desempenhar, estão: elaborar as diretrizes e as matrizes de prova para a avaliação dos cursos, acompanhar o processo de capacitação de elaboradores e revisores técnico-pedagógicos e indicar para homologação os itens que integrarão o BNI (Banco Nacional de Itens). A experiência da Prof. Dra. Rosilene à frente do curso do UNISAGRADO foi indispensável para a seleção, “sou professora no curso há 26 anos, fui coordenadora do curso nos anos de 2012 e 2013, além de fazer parte também do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Minha experiência com programas de apoio à formação de professores, como a Residência Pedagógica, do qual sou coordenadora institucional desde 2018, certamente também contribuiu para esse convite. Atribuo ainda o convite do INEP para participar dessa Comissão ao trabalho pedagógico que realizei de 2013-2021, quando assumi a função de coordenadora pedagógica da instituição, organizando e realizando inúmeros cursos e oficinas pedagógicas para os docentes”.

Segundo a professora, para que o docente seja escolhido há uma rigorosa seleção, em que o INEP elabora uma metodologia que visa tornar o processo mais impessoal e objetivo. “A criação do Indicador de Comissão Assessora atende ainda uma exigência da Portaria Normativa MEC nº 19, de 13/12/2017, a qual define que “As Comissões Assessoras de Área, nomeadas pelo Inep, serão compostas por docentes em exercício na graduação, conforme indicadores da educação superior, e em observância aos seguintes critérios: formação acadêmica na área de avaliação, experiência docente na área de avaliação, representatividade regional, representatividade de categoria administrativa, representatividade de organização acadêmica”, complementa Bombini.

A importância para o UNISAGRADO de possuir um de seus docentes fazendo parte da CAA representa que o curso de Letras – Português e Inglês colhe frutos de um trabalho excelente de gestão e pesquisa. “Foi e está sendo uma experiência ímpar! Sem dúvida é uma responsabilidade muito grande, mas fiquei bastante agradecida pelo reconhecimento do trabalho que realizamos em nossa instituição, pois nosso curso de Letras sempre foi muito bem avaliado, o que contribuiu para esse convite”. Para ela, fazer parte desta Comissão representa que o trabalho exercido desde o início no UNISAGRADO, mostra-se excepcional, “como docente sinto-me gratificada, pois minha participação nesta Comissão é um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvo no curso há mais de 25 anos. Para a Instituição, o significado dessa indicação é um atestado de excelência da qualidade do curso de Letras - Português e Inglês”, finaliza a professora.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12191-docente-do-curso-de-letras-portugues-e-ingle.html
Tags: UNISAGRADO, ENADE, Letras - Português e Inglês, CAA