Estudantes do curso de Ciência da Computação conquistam 1° e 3° lugar no Hackathon da Labs Paschoalotto

Evento realizado em parceria com outras instituições premiou estudantes para valorizar a inovação na área tecnológica

Os estudantes Bruno Henrique Laviso Adorne (representante da equipe vencedora) e Guilherme Henrique Custodio (representante da equipe que conquistou o 3° lugar)

Nos dias 28 e 29 de agosto, o Labs da Paschoalotto promoveu o Hackathon: "Automação de Processos e Análise de Dados", no estilo maratona, em que os estudantes regularmente matriculados no Ensino Superior participam de atividades para propor e desenvolver ideias tecnológicas inovadoras visando a resolução de problemas organizacionais.

O evento ocorreu de forma gratuita e remota pela plataforma Discord, iniciando às 10 horas do sábado (28) e encerrando às 16 horas do domingo (29), totalizando trinta horas de duração. As equipes ganhadoras do 1° e 3° lugar do Hackathon são formadas por estudantes do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO.

A equipe vencedora é composta pelos graduandos Ana Laura Pereira Mariano, Bruno Henrique Laviso Adorne, Marcus Vinícius dos Santos e Thiago da Silva Moura. De acordo com o estudante Bruno Henrique Laviso Adorne, a aplicação criada supre necessidades apontadas na empresa sobre planejamento financeiro e também permite um controle expressivo sobre agentes virtuais (I.A's) utilizadas na Paschoalotto. “A equipe elaborou um portal web - denominado Inter Labs - capaz de controlar remessas bancárias com aplicação de estratégias, para posterior montagem de uma fila para atendimento dos agentes virtuais. Com isso, o controle de resultados financeiros e o planejamento de agentes, campanhas e carteiras são todos consolidados pelo portal”, pontua Adorne.

Para ele, a motivação para o desenvolvimento do projeto está diretamente ligada à possibilidade de desenvolver habilidades, como o trabalho em equipe, além de se desafiar com ideias inovadoras. “Adoramos competir em eventos como este, já tínhamos experiência por conta do Hack@day do UNISAGRADO e do primeiro Hackathon da Paschoalotto. A sensação que fica após a conquista do prêmio é de missão cumprida. Acredito que demos o melhor de cada um, organizando pontos fortes de cada integrante e utilizando para desenvolver o projeto. Trabalhar em conjunto será algo que faremos para toda vida, portanto realizar isso entre amigos, principalmente, faz com que a responsabilidade da entrega e realização de inovações de forma rápida seja divertida e objetiva. Com certeza a visibilidade que ganhamos com este projeto nos trará frutos no futuro”, finaliza o vencedor.

A equipe que conquistou o 3º lugar desenvolveu o projeto Contec e foi formada pelos estudantes Alexia Cassiane de Siqueira Lima, Carla Kremer de Oliveira e Guilherme Henrique Custodio. “Foi criado um protótipo de sistema web que utilizava de níveis de acesso para o gerenciamento de informações financeiras e de custo da empresa Paschoalotto (que anteriormente ficavam dispostas em três diferentes planilhas), assim, é possível diminuir o consumo de recursos computacionais, uma vez que a aplicação ficará hospedada em um único servidor e sendo acessada pelo navegador”, pontua Guilherme Henrique Custodio. O estudante reforça que o projeto é importante, pois, há uma grande dificuldade para a manutenção das planilhas, abrindo margem para erros humanos, além de tornar a alimentação de dados morosa e complexa.

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO, Prof. M.e Renan Caldeira Menechelli, “eventos assim colocam os estudantes em contato direto com a realidade do mercado de trabalho. Aprimoram o desenvolvimento em equipe, as habilidades sociais e colocam à prova todo o conhecimento técnico que são capazes de empregar na solução exigida. É um grande diferencial e tendência para os estudantes, seja de qualquer área do conhecimento. A conquista do prêmio é um incentivo a buscarem sempre mais conhecimento. É o resultado de muita dedicação e empenho. É também o fruto de um pensamento único, colocado em disputa e superado os adversários, enquanto dentro de uma competição. Mas, acima de tudo, é apenas uma retribuição simbólica para a paixão dos estudantes: a atuação profissional no papel de solucionadores de desafios”.

O curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO contribui para a formação de estudantes com excelência e os resultados são evidenciados em eventos como este. “É muito importante notarmos que nossos alunos são diferenciais e estão em uma formação ímpar. Que buscam sempre se atualizarem. Correm atrás de seus sonhos e enfrentam corajosamente os desafios. Que empregam seus conhecimentos aprendidos dentro e fora do curso e levam isso além dos muros. Demonstra que estamos formando profissionais de alto nível e alinhados com o que o mercado de trabalho vem esperando. Claro: isso é algo de evolução constante, que sempre estamos melhorando. Mas, pelo visto, estamos sim no caminho certo!”, finaliza o coordenador.

Premiação dos estudantes

A premiação da equipe vencedora foi de um vale compras no valor de R$ 500,00 para cada integrante da equipe, além da possibilidade de uma parceria comercial com a Paschoalotto, para implementação do projeto.

Para a terceira colocação, os estudantes também receberam um vale compras no valor de R$ 200,00 e a possibilidade de parceria com a empresa.

“Todos os inscritos também serão convidados para um workshop de carreira profissional com o time de RH da Paschoalotto, no qual serão apresentadas as vagas de estágio e de trabalho disponíveis e como é possível se candidatar”, pontua Custódio.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12185-estudantes-do-curso-de-ciencia-da-computacao.html
Tags: UNISAGRADO, Ciência da Computação, Prêmio, Labs Paschoalotto