Facebook Pixel Fallback

Cursos das Engenharias contam com laboratórios revitalizados

Complexo das Engenharias localizado anteriormente fora do campus foi transferido para bloco L, que está totalmente reformado e acessível



O UNISAGRADO constantemente proporciona inovações no campus com o intuito de favorecer a prática pedagógica entre estudantes e docentes, além de permanecer alinhado com as tecnologias de última geração presentes no mercado de trabalho. Atualmente, o principal investimento relacionado aos cursos de Engenharias foi a transferência de local e inauguração do novo Complexo das Engenharias.

Os laboratórios e demais ambientes de ensino dos cursos de Engenharia eram localizados externamente aos portões do UNISAGRADO, na Rua Irmã Arminda e agora foram transferidos para o bloco L do campus. A mudança, além de proporcionar espaços reformados, modernos, climatizados e acessíveis, possibilita a interação entre cursos facilitando o trabalho interdisciplinar. Para a diretora da área de Ciências Exatas e Aplicadas Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi, “a principal mudança neste novo espaço foi a possibilidade de disponibilizar todos os equipamentos para um único local. Anteriormente os estudantes precisavam ficar se deslocando por vários ambientes e laboratórios, o que impactava na logística e também na possibilidade de maior interação e aproveitamento das aulas”, explica.

Os novos laboratórios serão utilizados especialmente pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, entretanto outros cursos podem usufruir dos ambientes conforme as disciplinas oferecidas. O novo complexo conta também com o Espaço Maker que poderá ser utilizado por vários cursos e tem o intuito de fomentar a inovação, a criação e a prototipagem. “A construção desse novo local demonstra o quanto a instituição está empenhada em uma formação humana e integral, esse novo espaço trará conforto, um ambiente que inspira o desenvolvimento científico, a inovação e a busca por conhecimento”, pontua Antoniassi.

Os equipamentos e ferramentas presentes nos laboratórios são altamente tecnológicos e alguns deles são de exclusividade do UNISAGRADO e de empresas, não sendo encontrados em outras Instituições de Ensino Superior da região. Segundo Antoniassi, “nosso parque tecnológico possui equipamentos de ponta, inclusive contamos com equipamentos que só estão nas empresas, isso é um diferencial, pois já capacitamos os nossos alunos para o que de fato ele irá encontrar no mercado de trabalho”, ressalta.

Confira abaixo os novos laboratórios do bloco L.

Laboratório de Criação, Inovação e Prototipagem (espaço Maker)

O Laboratório das Engenharias conta agora com um espaço coworking, um ambiente com infraestrutura completa que auxilia a criatividade dos estudantes, transformando-os em protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas. “Nesse espaço, os estudantes podem trabalhar em grupos interdisciplinares, trocando experiências que auxiliam na construção de projetos pilotos com tecnologias diversas, protótipos inovadores, ideias para elaboração de novos produtos com transformações físico-químicas e simulação de automação de processos industriais”, explica a coordenadora do curso de Engenharia Química, Prof.ª Ma. Raquel Teixeira Campos.

O professor Me. Thiago Pignatti de Freitas coordenador do curso de Engenharia de Produção acrescenta que o Laboratório de Criação, Inovação e Prototipagem trará novas experiências para os estudantes. “A nossa intenção não é apenas deixá-lo pronto para o mercado de trabalho atual, mas também para o mercado de trabalho do futuro. O UNISAGRADO neste momento aproveita para inovar de todas as formas, inclusive na forma de fazer ciência, tornando-a ainda mais palpável, real e com contribuições que afetem não somente o presente, mas também o futuro das organizações”.

Laboratório de Eletrotécnica e Sistemas de Potência

Neste laboratório é possível que o estudante simule circuitos elétricos em corrente contínua e alternada, partida de motores monofásicos e trifásicos, comandos elétricos, simulação de sistemas de transmissão, eletrônica de potência e qualidade de energia. Tudo isso em ambiente físico e computacional. Freitas explica que no laboratório existem diversos equipamentos que não são encontrados em outras Instituições da região, como a Planta Produtiva. “A planta produtiva de automação permite com que o estudante compreenda sobre Logística interna de uma empresa, programação de automação, funcionamento de máquinas e consiga fazer estudo de tempos e movimentos na prática. Além do mais, o laboratório permite ao estudante simular situações que encontrará no dia a dia no mercado de trabalho”, explica.

Laboratório de Engenharia da Medição e Topografia

Dentre as novidades do complexo, está o Laboratório de Engenharia da Medição e Topografia que conta agora com novos equipamentos de medição de precisão, como Paquímetros, Micrômetros, Relógio apalpador, Relógio comparador, Paquímetro de profundidade, Medidor de diâmetro internos, Traçador de altura e Rugosímetro. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Gill Bukvic “os equipamentos são utilizados em indústrias, na área de controle de qualidade e desenvolvimento e, agora, estão disponíveis aos nossos estudantes para serem utilizados nas práticas das disciplinas e na área da pesquisa, nos projetos de Iniciação Científica”.

Laboratório de Pneumática e Automação

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica Prof. M.e Alexander da Silva Maranho explica que  neste ambiente estão disponíveis equipamentos que simulam o espaço diário de uma fábrica ou indústria. Nele estão disponíveis para utilização dois quadros pneumáticos, que podem ser utilizados dos dois lados e uma unidade pneumática automatizada, com sensores e controladores lógicos, com soluções personalizadas para a indústria de processos. Estes quadros possibilitam a montagem de diversos circuitos pneumáticos e eletropneumáticos que podem realizar tarefas como movimentação e posicionamento, em módulos ou produtos complexos.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12156-cursos-das-engenharias-contam-com-laboratori.html
Tags: UNISAGRADO, Laboratórios, Engenharia, Infraestrutura, Inovação, Acessibilidade, Bauru


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro