Espaços de lazer e cultura para Itápolis – SP

Egressa Letícia Gricio desenvolve projeto de Parque Linear ao longo do córrego Querubim. Objetivo é apresentar a proposta à prefeitura da cidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO Letícia Chilelli Gricio desenvolveu, durante a graduação, um estudo de caso que analisou o espaço urbano ao longo do Córrego Querubim na cidade de Itápolis – SP, sob orientação da docente Me. Erica Lemos Gulinelli.  Avaliando as potencialidades e fragilidades do local, a pesquisadora propôs a implantação de um parque linear urbano que promoverá a valorização através do lazer e da cultura.

Segundo a arquiteta, o local se apresenta como uma extensa área verde e de vazio urbano que ocasiona uma ruptura e desconexão na malha urbana da cidade. Proporcionando assim, repúdio social, dificuldade de acessibilidade e conexão entre os bairros, tendo apenas alguns pontos de passagem para veículos e dificultando a locomoção dos pedestres. “Além disso, gera insegurança nos moradores que transitam no entorno da área, já que há uma utilização inadequada do espaço com grandes acúmulos de lixo que interferem, também, na questão sanitária da cidade”, destaca.

A área escolhida sempre despertou a atenção da egressa, mas foi durante o curso que ela se interessou pela paisagem urbana e parques. Ao longo dos anos, foi motivada pelos docentes a realizar projetos arquitetônicos e urbanísticos que estavam ligados ao bem estar da população, a melhoria da cidade, ao cuidado com o meio ambiente e a revitalização de lugares “esquecidos”. “A área de intervenção, sempre me levou a questionar o seu esquecimento e a barreira física e visual que proporcionava, uma vez que poderia ser um local com potencial, sendo trabalhado seu uso proporcionando algo relevante para a sociedade”, comenta.

A pesquisa e os resultados

Para a realização do estudo foram feitas visitas e coletas de dados no local que resultou na produção de mapas de análise de uso e ocupação do solo, mapas de vegetação e, de vias e transporte público, além de um levantamento fotográfico. Algumas das conclusões obtidas foram: a ausência e/ou baixo índice de praças e locais de lazer e de recreação para a população; baixo índice de arborização nos bairros; caminhos irregulares criados pela população, o que deixa evidente a falta de acessibilidade e conexão; Parque Ecológico em estado precário e de abandono; inexistência de acessibilidade para os pedestres como, faixas de pedestres e rampas de acesso; áreas com grandes quantidades de lixos e destroços de construções; entre outros.

Além desses, outros resultados foram obtidos que demonstram a oportunidade de implantar um parque linear no local, que beneficiaria a cidade promovendo áreas de lazer, cultura, socialização e circulação, criando também uma integração entre os bairros. “A característica de desconexão urbana e social que o espaço representa ao seu entorno e ao seu município, é proporcionada pela falta de políticas públicas que valorizem a região do córrego. Esse fator geológico, físico, ambiental e natural, que é a presença do córrego, é caracterizado como um fundo de vale, possuindo um zoneamento restritivo ao seu uso por ser de proteção ambiental. Com isso, esse cenário pode ser mudado com a implantação de funções de caráter social e ambiental, que conciliem a preservação com a qualidade de vida o que pode ser alcançado com a implantação de um Parque Linear na área”, ressalta.

O projeto

Baseada nas pesquisas e análises, Gricio apresentou propostas com soluções para os problemas apresentados que giram em torno de seis eixos: flora, fauna, recreação, acessibilidade, social e cultural. O projeto principal é a implantação do parque linear, mas também são propostos a criação de locais que promovam a contemplação como mirantes, espaços para atividades esportivas, jardins, a adequação da vegetação e iluminação e, ainda, a construção de áreas de encontro para feiras livres, sarau, pequenos shows e espetáculos. “A proposta desenvolvida foi pensada para que fosse de baixo impacto econômico e ambiental, sendo de fácil implantação, promovendo atratividade no local e qualidade de vida urbana, pensando na população e na importância de áreas de lazer para a sociedade”, pontua.

Confira as soluções elaboradas pela Arquiteta ao final da matéria, na galeria de fotos.

Próximos passos

O trabalho “Rupturas Resilientes: Parque Linear como Estudo de Caso em Itápolis/SP” foi apresentado no I Simpósio Brasileiro de Cidade, Paisagem e a Natureza e, por atingir os requisitos e pontuação, foi possível dar continuidade e publicar o artigo no Periódico Técnico e Cientifico Cidades Verdes. Entretanto, as pesquisas continuam, visto que a Arquiteta e Urbanista pretende realizar mais estudos na área e dar continuidade em pesquisas sobre a mesma temática, pois acredita que muitas cidades possuem realidades semelhantes no seu contexto urbano. “Expandir a pesquisa em publicações de artigos e na carreira de stricto sensu torna-se uma contribuição para a sociedade num todo”, destaca Gricio. Além disso, a pretensão é apresentar o projeto para a Prefeitura de Itápolis evidenciando a importância do local para a população e pontuando as diretrizes projetais necessária para sua execução.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12151-espacos-de-lazer-e-cultura-para-itapolis-sp.html
Tags: UNISAGRADO, Arquitetura e Urbanismo, Egressa, Itápolis, Parque Linear, Projeto