Como está sua trajetória de vida? Pelo o que você será lembrado?

Equipe diretiva e colaboradores do UNISAGRADO participam de retiro e refletem sobre temas importantes

No dia 22 de junho, a Reitoria e a Pastoral Universitária do UNISAGRADO promoveram uma manhã de retiro com a equipe diretiva e colaboradores estratégicos da Instituição. O momento contou com dinâmicas, partilhas e vivências com o objetivo de proporcionar reflexões sobre a trajetória pessoal, revisão da caminhada e percepção do legado que cada um deseja deixar na Instituição. Ao todo, 19 participantes integraram o retiro.

Os principais temas abordados foram a trajetória de vida pessoal, familiar e profissional dos participantes, a liderança segundo o Papa Francisco e a oração em um mundo acelerado. Os assuntos foram escolhidos levando em consideração o delicado período atual e o encerramento do semestre. A intenção é que momentos como esse sejam oportunizados tanto para a equipe diretiva, como para os demais colaboradores da Instituição.

Durante o retiro, foram proporcionadas a acolhida da Pastoral, a montagem da trajetória pessoal através de um caminho com palavras-chave, a reflexão grupal com pistas para oração e textos sob orientação da Irmã Vânia Cristina de Oliveira, Reitora do UNISAGRADO, além da oração pessoal, no qual cada participante escolheu um espaço em silêncio para oração. Ao final foi proposto a partilha e a vivência entre a equipe. “Foi maravilhoso perceber a riqueza na diversidade dos talentos de cada pessoa!”, destaca a Reitora.

Depoimentos de participantes

“A minha experiência em participar deste retiro foi a melhor possível, pois pude parar e pensar sobre minha vida e trajetória dentro do UNISAGRADO, além de poder ter uma conversa com Deus de uma forma muito pessoal e significativa. Gostei muito do momento da partilha, no qual cada participante pode mencionar como foi sua experiência, eu me emocionei bastante durante a fala! Também posso destacar o momento que ficamos rezando e conversando com Deus, pois nos dias atuais em que vivemos ‘correndo’, termos a possibilidade de ficar desconectados por algumas horas, sem a obrigação de sermos perfeitos, é uma sensação boa e libertadora. Acredito que meu principal aprendizado foi que em qualquer momento Deus está sempre conosco e que em muitas situações do nosso dia a dia, não lembramos de Sua presença. Da mesma forma que, em qualquer problema podemos conversar com nosso melhor Amigo: DEUS, que nos entende e aceita com todas as nossas falhas e vitórias sem nenhum julgamento” -  Esp. Natalia Soares Zimmermann Dias, coordenadora da Central de Eventos.

“Participar do retiro foi uma experiência excelente, principalmente por estarmos encerrando um semestre de trabalho. Foi muito significativo, um tempo de ‘escuta’ interior, de analisar, refletir e pensar em perspectivas para o semestre que virá. Dentre as atividades propostas, o momento mais especial foi o de oração pessoal, uma vez que com nossa imersão diária nas tecnologias, nas redes de comunicação social, é cada vez mais difícil encontrarmos tempo para pararmos e olharmos para dentro de nós mesmos, de vivenciarmos o silêncio, de orar sobre nossa própria vida, no mais íntimo do nosso ser. Através deste retiro nos sentimos olhados como seres únicos, singulares. Somos vistos não somente como ‘mais um’ mas, sim como ‘um’, que faz parte de um todo. Isso traz para cada um de nós a renovação de nosso compromisso com o trabalho.” - Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques, Assessora Pedagógica da Coordenadoria Pedagógica.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12054-como-esta-sua-trajetoria-de-vida-pelo-o-que-.html
Tags: UNISAGRADO, Retiro, Colaboradores, Encerramento, Semestre