Saúde mental do universitário

Momento atual pede olhar atento aos estudantes. Saiba o que o UNISAGRADO propõe

No dia 25 de maio, o UNISAGRADO promoveu uma palestra com a Psicóloga Ma. Juliana Ferreira da Rocha sobre saúde mental e habilidades sociais, destinada aos estudantes da Instituição. O momento de partilha teve o objetivo de fomentar discussões acerca do tema e trazer reflexões sobre fatores de risco como, prática e vivência do bullying, baixo repertório de habilidades sociais e reduzida rede de apoio, além de propor estratégias de enfrentamento e um olhar para a saúde mental.

O evento foi realizado em um momento necessário, principalmente, por conta do atual cenário da pandemia, no qual vários fatores como o desemprego, violência intrafamiliar, luto e o distanciamento físico social e suas implicações na mudança de rotina, trouxeram para as pessoas um grande sofrimento psíquico. No caso dos estudantes, estas condições são potencializadas, uma vez que já existem responsabilidades que podem naturalmente desestabilizar a saúde mental do universitário, por conta das dificuldades de adaptação e as demandas acadêmicas.

A organizadora do evento e docente do curso de Psicologia Ma. Jacqueline Araujo de Souza explica que “da mesma forma que todos fomos afetados pela pandemia, o universitário tem apresentado aumento significativo de sofrimento psíquico, devido as condições e necessidade de readaptações com ensino remoto.  Ao discutir e apresentar a esse universitário que seu sofrimento é compartilhado e que ele pode buscar apoio quando percebe que é necessário, favorece a estabilidade de sua saúde mental e melhora no desempenho acadêmico”, pontua.

Na ocasião, foram apontadas ainda, algumas estratégias de enfrentamento que podem auxiliar os estudantes:

Identificação e autoconhecimento de suas fragilidades e potencialidades;
Possibilidades de acompanhamento por equipes do UNISAGRADO;
Fortalecimento de uma rede de apoio de amigos, familiares e psicólogos.

Como o estudante do UNISAGRADO pode obter ajuda?

O UNISAGRADO conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) que tem o objetivo de oferecer acolhida e apoio psicopedagógico a todos os estudantes da Instituição que necessitam desse acompanhamento.

Contatos: (14) 2107-7049, (14) 2107-7050

E-mail: nap@unisagrado.edu.br.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12025-saude-mental-do-universitario.html
Tags: UNISAGRADO, Saúde Mental, Estudantes, NAP