É escritor e quer divulgar a sua obra?

Projeto de estudante de Pós-Graduação divulga gratuitamente escritores de Bauru e região. A plataforma colaborativa já conta com cerca de 180 textos de diferentes formatos e temas

O estudante do curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura do UNISAGRADO, Thiago Augusto Corrêa, criou e mantém uma plataforma intermediada e colaborativa dedicada à literatura de Bauru e região. O site tem como objetivo ser uma vitrine de divulgação para os autores locais, que podem gratuitamente expor seus textos de diversos formatos. O projeto intitulado “Bauru Literatura” foi viabilizado através da Lei Aldir Blanc que incentiva e apoia financeiramente os profissionais e projetos do setor cultural durante a pandemia.

O site surgiu através da percepção do estudante para a falta de espaços efetivos de divulgação de poetas e escritores da cidade de Bauru, que foi evidenciada enquanto trabalhava em um projeto de edição da obra do poeta Luiz Vitor Martinello. “É necessário sabermos quem são os produtores de cultura de nossa cidade. Na literatura, temos um vasto grupo de literatos, mas que, em grande parte, são desconhecidos do público. Além desse reconhecimento de quem já é um militante cultural, é fundamental que possamos criar novas gerações de escritores, bem como de leitores. A literatura mundial é muito importante, mas a local dialoga com nosso cotidiano, com a própria construção da cidade”, ressalta.

Para Corrêa, as abordagens das disciplinas da Pós-graduação do UNISAGRADO tem sido de grande aprendizado, uma vez que contribuem para o seu entendimento dos movimentos literários e da retomada de estudos importantes para o desenvolvimento do projeto. “Como meu enfoque sempre foi a literatura, a cada disciplina compreendo mais que cada autor e cada movimento literário é importante como manifestação artística. Além disso, é perceptível como a produção literária sempre carrega um pouco de seu meio e da visão da época e do autor. Para o projeto, sei como essa multiplicidade de autores é fundamental para enriquecermos o espaço e a cultura local. Particularmente, a Pós também me trouxe de volta tanto aos estudos literários quanto a leitura da literatura, ambos deixados em segundo plano em anos anteriores”, conta.

Você é escritor? Gosta de escrever? Saiba como participar do Projeto

Atualmente, o site conta com vinte e cinco autores e seis colunistas que expõem textos autorais dos mais variados formatos e temas. A participação de novos integrantes é aberta para todos os escritores de Bauru e região.

Os interessados podem se cadastrar através do preenchimento de um formulário diretamente na plataforma, que solicitará o envio de minibiografia, foto, os textos a serem inseridos no portal em formato doc. e, em caso de ter alguma obra lançada, as informações de título e data para o banco de dados. “Agradeço imensamente aos escritores-parceiros, principalmente os do primeiro time de publicação que, antes do lançamento do projeto, confiaram em sua força. Participe também do portal. Como digo desde o lançamento: o espaço é de vocês!”, convida Corrêa.

Acesse o projeto “Bauru Literatura” clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11443-e-escritor-e-quer-divulgar-a-sua-obra.html
Tags: UNISAGRADO, Literatura, Língua Portuguesa, Bauru e região, Projeto, Pós-Graduação