Empoderamento, liderança feminina e valorização das profissionais da Enfermagem

Esses foram os assuntos discutidos na Jornada de Enfermagem 2021 que contou também com a campanha de doação de sangue

Nos dias 12 e 13 maio foi realizada a Jornada de Enfermagem de 2021 com o tema "Empoderamento e Liderança na Enfermagem", na qual foram oferecidas palestras transmitidas remotamente pelo canal de YouTube do UNISAGRADO. O objetivo das atividades foi destacar o empoderamento da mulher frente às decisões importantes de saúde, evidenciando e homenageando personalidades como Florence Nightingale e Ana Nery e revisitando suas histórias. Em 22 de maio a Jornada foi finalizada com a campanha de doação de sangue que resultou em 52 bolsas e 30 cadastros de medula óssea.

No dia 12 de maio, foi comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro e, também, realizada a primeira palestra da Jornada de Enfermagem, com o tema “Mulheres Líderes: Coordenação em Campanhas de Saúde”, que foi ministrada pela Ma. Natália de Fátima Paes, Doutoranda em Enfermagem pela UNESP-Botucatu. No dia seguinte (13), o evento contou com a participação de Wilza Carla Spiri - Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP na palestra “Liderança e Empoderamento”.

A seleção das convidadas e dos temas abordados nas atividades foram pensadas com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância e enobrecimento da profissão. “Desde a implantação dos primeiros cursos de Enfermagem, as mulheres lideraram a profissão, porém, ficaram sempre à margem do processo. Neste momento pandêmico que estamos vivendo, as mulheres se tornaram destaque e ganharam protagonismo em nossa sociedade. A importância em destacar a liderança feminina busca destacar o importante papel da mulher na sociedade e na pesquisa", destaca a Prof.ª Dra. Márcia Aparecida Nuevo Gatti, coordenadora do curso de Enfermagem do UNISAGRADO.

O evento teve em média 130 participantes e foi possível observar o engajamento dos estudantes especialmente em uma das atividades que possuía uma configuração baseada em perguntas e respostas, a qual possibilitou aos participantes um momento mais dinâmico de aprendizagem. A ação de conclusão também foi um sucesso, foram 52 bolsas de sangue e 30 cadastros de medula óssea coletados com o objetivo de abastecer os bancos de sangue que estão com os estoques baixos pelo uso nas complicações da Covid-19. “Além da conscientização sobre a importância e cuidados com as vacinas realizada pelos estudantes do curso de Farmácia, também tivemos as orientações sobre taxas de hematócrito realizadas pelos alunos do curso de Biomedicina. A maioria dos doadores foram alunos do curso de Enfermagem, eles foram os principais personagens dessa campanha.”, conclui Gatti.

Assista a gravação das palestras através do YouTube:

Mulheres Líderes: Coordenação em Campanhas de Saúde
Liderança e Empoderamento

Confira a galeria de fotos da campanha de doação de sangue:

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11441-empoderamento-lideranca-feminina-e-valorizac.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Enfermagem