Facebook Pixel Fallback

Odontologia do UNISAGRADO está entre as melhores do Brasil e do mundo

A Instituição foi classificada pelo Shanghai Ranking entre as 23 melhores do Brasil e as 201 melhores do mundo na área de Odontologia e Ciências Bucais



O UNISAGRADO através do curso de Odontologia conquista significativa colocação entre as 201 melhores Instituições de Ensino Superior do mundo através do “Global Ranking of Academic Subjects (GRAS) 2021” na categoria de Odontologia e Ciências Bucais. O resultado foi divulgado no dia 26 de maio pela “Shanghai Ranking Consultancy”, uma organização independente dedicada a pesquisas relacionadas à inteligência e consultoria de Ensino Superior. Editora oficial do Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo desde 2009, a consultoria classificou mais de 1.800 das 4.000 Instituições de 93 países, em 54 áreas do conhecimento. 

Ao todo são cinco grandes áreas de classificação: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. A “Dentistry & Oral Sciences” – na tradução literal – Odontologia e Ciências Bucais é a subcategoria de Ciências Médicas, em que o UNISAGRADO foi classificado na 201ª colocação mundial e, nacionalmente na 23ª posição. Para a Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, “ter o curso de Odontologia eleito, pela segunda vez, no Ranking de Shangai, entre os melhores cursos do mundo e entre os 23 melhores do país é motivo de muito orgulho. Como esse, outros resultados de avaliações externas confirmam a trajetória de excelência do nosso curso, trilhada ao longo de 30 anos”, ressalta. 

Os indicadores utilizados pelo Shanghai Ranking envolvem as publicações fruto de pesquisas realizadas entre os anos de 2015 e 2019, sendo os valores variáveis entre as áreas de estudo. Esses dados são coletados nas plataformas Web Of Science e InCities, uma vez que possuem grandes bancos de dados, possibilitando a pesquisa por citações e também, a comparação de resultados mundiais. A classificação inclui não somente as produções de pesquisa, mas a influência e qualidade do estudo, a colaboração internacional e os prêmios acadêmicos internacionais, este último que é baseado nos resultados obtidos na “Academic Excellence Survey” (AES) conduzida pela Shanghai Ranking desde 2017. 

A pesquisa na Odontologia

Ao longo da graduação em Odontologia os estudantes são constantemente incentivados pelos docentes e apoiados pelo UNISAGRADO para a realização de pesquisas científicas. De acordo com o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva, “um dos pontos fortes do curso é o incentivo dos professores para que os estudantes realizem trabalhos científicos que, posteriormente, são apresentados em congressos e publicados em revistas nacionais e internacionais. Este fator, também é fomentado pela Instituição por meio do programa de Iniciação Científica, no qual conta continuamente com um grande número de estudantes do curso aprovados”, explica.

O docente destaca que a pesquisa científica é parte fundamental do curso de Odontologia, uma vez que por meio dela são desenvolvidos novos materiais e técnicas para aprimoramento de tratamentos odontológicos. “As pesquisas também são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes em relação às habilidades de escrita, planejamento, comunicação e trabalho em equipe”, expõe. 

Incentivo, dedicação e trabalho conjunto

Decorrente de um compromisso contínuo, o resultado obtido pelo curso de Odontologia certifica a qualidade da graduação que é consolidada através de uma trajetória de sucesso que teve início no ano de 1991. “É importante, neste momento, fazer um agradecimento especial aos professores do curso pelo incentivo à pesquisa e disseminação de conhecimento científico. Parabenizo também os estudantes por aceitarem os desafios e pela qualidade das pesquisas desenvolvidas. Por fim, agradeço ao apoio incondicional da instituição à pesquisa científica, por meio de programas e da estrutura de qualidade para que os trabalhos possam ser realizados”, pontua Silva.

O mérito da colocação contempla o coordenador, os professores, estudantes e egressos do curso, bem como a equipe diretiva que continuamente trabalha para que haja o constante apoio no ensino, na pesquisa e na extensão dentro da Instituição. Para Saes, o momento é de gratidão “à Equipe diretiva por todo apoio e investimentos recebidos, ao corpo docente por toda competência e dedicação e, especialmente, aos estudantes e egressos pelo empenho em aproveitar todas as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas. Essas experiências propiciaram a formação de profissionais e cidadãos competentes, críticos, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e com melhores condições de saúde e bem estar”, afirma.

Confira a classificação clicando aqui.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11435-odontologia-do-unisagrado-esta-entre-as-melh.html
Tags: UNISAGRADO, Odontologia, Shanghai Ranking


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro