Torneio de Debates 2021 tem edição online e temas inéditos

Pandemia, legalização da cannabis medicinal, SUS, educação, comercialização da vacina e auxílio emergencial foram temas das discussões

Nos dias 12 e 13 de maio o UNISAGRADO promoveu o Torneio de Debates 2021, o qual reuniu equipes de estudantes debatedores, pertencentes aos mais diversos cursos da instituição, que discutiram argumentativamente temas relevantes da atualidade global. O evento acadêmico foi realizado através do Teams, transmitido pelo canal do YouTube do UNISAGRADO e a vitória foi conquistada pelo estudante do quarto ano do curso de História Rafael Kenji Hiratuka.

O Torneio de Debates contou com cinco sessões que abordaram diferentes temas e questionamentos, sendo eles: Diante do descontrole da pandemia vivido no Brasil, a comercialização das vacinas pelo setor privado é uma forma de controle legítima; A legalização da Cannabis medicinal pode subverter seus usos e aumentar o consumo?; Reconhecer as fragilidades do SUS é o primeiro passo para o controle da Covid-19 no Brasil?; Em 2021, mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar, seja leve, moderada ou grave. O auxílio emergencial é o caminho para equacionar a situação?; A educação transformadora é possível com o ensino híbrido?. A edição contou com dez debatedores e um suplente que ofereceu apoio aos demais, quanto a audiência, foram cerca de 160 inscritos como ouvintes e obteve uma média de quase 100 pessoas assistindo simultaneamente.

Para a Prof.ª Ma. Valéria Biondo, organizadora do torneio, o evento proporciona a oportunidade dos estudantes de se desenvolverem articulando argumentos que criam a partir de estudos e pesquisas, além de trabalhar pontualmente com as habilidades de oratória. “O engajamento foi muito bom, reunindo alunos de diferentes cursos e semestres. Fiquei muito satisfeita com o interesse de alunos de primeiro ano, que tiveram excelente desempenho.”, declara.

Os ouvintes puderam se engajar em discussões e em dar opiniões no chat do canal institucional que transmitiu os debates, o que foi um grande estímulo. “A participação foi intensa e até acalorada em alguns momentos, pois os debates suscitam as reações dos ouvintes àquilo que escutam dos debatedores. Além disso, é uma oportunidade ímpar de analisar temas a partir de visões opostas, o que contribui muito para o conhecimento individual e de mundo. A avaliação do evento colheu somente comentários positivos.”, destaca Biondo. Nesta edição, o tema da final abordou a possibilidade da educação transformadora no ensino híbrido e contou como finalistas os estudantes Soraya Bernardo Garcia, do primeiro ano de Letras Português-Inglês, e Rafael Kenji Hiratuka, do quarto ano de História, que ficou com a vitória.

Confira como foram os debates do primeiro clicando aqui

Assista à final clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11414-torneio-de-debates-2021-tem-edicao-online-e-.html
Tags: UNISAGRADO, Torneio, Debate