Tecnologia, novos materiais de construção, cidades inteligentes e sustentabilidade

Temas centrais foram debatidos na 7ª Jornada de Arquitetura e Urbanismo, a qual também proporcionou um momento de networking entre estudantes e egressos

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO realizou a sua 7ª Jornada de forma remota nos dias 19 e 20 de abril. A programação do evento contou com conteúdos oferecidos gratuitamente para os estudantes da Instituição, nos quais foram promovidas discussões e reflexões sobre os impactos humanos nas cidades, o futuro das cidades, as cidades inteligentes e sobre materiais e técnicas de construção que primam pela sustentabilidade além de propiciar um momento de criação de networking entre estudantes e egressos do curso.

A noite de abertura do evento foi destinada à eleição do discente representante do curso nas reuniões de Conselho; à palestra "Cidades Inteligentes", ministrada pela Dra. Stella Marina Yurí Hiroki, a qual discutiu a aplicação e desenvolvimento de estratégias e políticas que utilizam a tecnologia e inovações  no setor; e ao Cinefórum 2021 conduzido por docentes. "A utilização das inovações tecnológicas garante e aprimora  a transparência de informações,  facilita o acesso a serviços básicos,  melhora o trânsito de pessoas,  fomenta a preservação do meio ambiente, incita a discussão acerca do patrimônio histórico e cultural, promove maior eficiência na saúde (atendimento com rapidez e qualidade) e também  gera melhoria na segurança", destaca a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, M.ª Tatiana Ribeiro De Carvalho.

A segunda noite contou com a participação dos egressos Ryller Chrystian de Andrade Verissimo, Paulo Henrique de Souza, Lucas Rafael Bortolotto Henrique, Yves William Saraiva e Luiz Gustavo Souza da Silva, que compartilharam suas experiências profissionais com os estudantes. Além disso, foram ofertadas as palestras "Casa Steel Frame", ministrada pelo M.e Eraldo Francisco da Rocha e, "Projeto Bambu", conduzida pelo M.e João Victor Gomes dos Santos, as quais colocaram os estudantes em contato com temáticas importantes e atuais na área da Arquitetura.

Carvalho aponta os benefícios gerados aos estudantes através das palestras sobre Steel Frame, que é um sistema construtivo e, Projeto Bambu, que incentiva a utilização de Bambu em construções, pois esse material possui grande potencial. Ambas as palestras tiveram o intuito de aproximar os estudantes das novidades que estão cercando a Arquitetura contemporânea. "Dentre as vantagens da utilização  do Steel Frame na construção  pode-se citar a rapidez na conclusão da obra, a redução de resíduos de obra e também dos acidentes no canteiro de obras, além da facilidade de execução, entre outros fatores. Já o   bambu tem apresentado grandes potencialidades no setor de novos materiais na construção, pois ele permite beleza, leveza, resistência, durabilidade, economia e, principalmente, um menor impacto ambiental. Neste sentido  palestras  como estas  informam, estimulam, aproximam e aumentam o repertório dos estudantes, ressaltando a importância de materiais e técnicas  mais sustentáveis. Temos que discutir essas questões, ampliar horizontes, instigar os estudantes a buscarem novas alternativas, possibilidades. Este é nosso papel", ressalta.

Para Carvalho, a participação dos estudantes na jornada foi bem ativa e ultrapassou as expectativas para o evento. As atividades da programação foram criadas para gerar integração entre os estudantes e docentes e, também, promover conhecimento através de discussões de temáticas referentes ao curso. "A troca de experiências e motivação que os egressos passam aos alunos nos enche de orgulho e satisfação. Além disso, dá muita inspiração aos estudantes, por isso esse momento já virou tradição nos nossos eventos", aponta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11389-tecnologia-novos-materiais-de-construcao-cid.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Arquitetura, Urbanismo