Facebook Pixel Fallback

Evento motiva alunos e gera oportunidade de contratação

1º Hackathon Labs Paschoalotto + UNISAGRADO teve a participação de 45 estudantes que apresentaram nove propostas inovadoras. Além da premiação das equipes vencedoras, todos os participantes estão convidados para pré-entrevistas de estágio



Nos dias 24 e 25 de abril, o UNISAGRADO em parceira com o Labs Paschoalotto promoveu o "1º Hackathon Labs Paschoalotto + UNISAGRADO" online. O evento, com duração de 30 horas, contou com a participação de 45 estudantes de Graduação do UNISAGRADO, que formaram equipes para uma imersão em desafios, aprendizado, mentorias e co-criação de soluções que envolveram possibilidades de criação de renda para pessoas e empresas.

O evento teve a participação de estudantes dos cursos de Administração, Artes, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia Química, Jogos Digitais, Jornalismo, Letras, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais que formaram nove equipes e apresentaram nove propostas de criação de renda. Para auxiliar na construção do projeto foram realizados momentos de orientação e mentoria com docentes do UNISAGRADO, dentre eles o Me. Patrick Pedreira Silva, Me. Vinicius Augusto Daré, Me. Vinicius Santos Andrade, Dr. Vitor Pachioni Brumati e Dra. Beatriz Antoniassi Tavares.

O coordenador do curso de Jogos Digitais e Ciência da Computação Prof. Me. Renan Menechelli destaca que através do evento os estudantes puderam testar seus limites, ter contato com pessoas de diferentes cursos e com conhecimentos em áreas distintas, desenvolver habilidades técnicas e pessoais e, principalmente, ter acesso ao conhecimento prático que vai além dos laboratórios e das salas de aula. "Os estudantes se mantiveram engajados desde o primeiro minuto de evento e buscaram constantemente se aprofundar na temática do desafio. Isso, só pôde acontecer em função da grande quantidade de mentorias disponibilizadas ao longo do evento", pontua.

A premiação

O evento premiou os três melhores grupos com vales compras e possibilidade de parceria comercial, além disso os convites para estágio na Paschoalotto foram estendidos para todos os participantes que serão convidados, em breve, para uma dinâmica de pré-entrevista a ser realizada na primeira semana do mês de junho. 

As equipes foram avaliadas por uma banca composta por especialistas e líderes de produto, tecnologia e inovação da Paschoalotto, levando em consideração os seguintes critérios: o quão bem a solução apresentada pela equipe se adequou ao tema proposto, o potencial da solução em criar renda para pessoas ou empresas e a viabilidade para a solução ser transformada em um produto ou serviço real e a qualidade de apresentação do protótipo.

O primeiro lugar foi conquistado pela proposta "Anunciou fácil" da equipe de estudantes Alexia Cassiane de Siqueira Lima, Carla Kremer de Oliveira, Guilherme Henrique Custodio do curso de Ciência da Computação e Marcos Vinicius Figueiredo Silva Rodrigues de Jogos Digitais. O projeto inicial foi a criação de uma carteira virtual na plataforma já existente "PagouFácil", nela os usuários poderiam ter controle sobre sua situação financeira dentro o que incluí suas dívidas e seus ganhos. Entretanto, a ideia não parou por aí, em união com esse novo recurso foi proposto outros dois, "a 'AnunciouFácil' é uma plataforma de venda que possui como diferencial a possibilidade de comprar desde produtos físicos até serviços profissionais e, ainda, conta com o feedback de usuários que já compraram daquela pessoa. Já o 'InvestiuFácil' é um módulo da 'AnunciouFácil', que possui dois sistemas: para empresas e para todas as pessoas", explica Lima. Basicamente, o sistema para empresas baseia-se na compra de títulos referentes ao valor de dívidas que gera investimento e lucro aos empresários, já a modalidade para todos trata-se de um sistema de apostas.

A estudante Alexia classifica a experiência como excelente e acredita que o período da graduação está proporcionando um grande desenvolvimento pessoal e profissional. "Nunca participei de nada parecido e foi muito legal ver como o  evento incentiva a criar e a pensar fora da caixinha. Além disso, temos a possibilidade de poder usar e aprender sobre ferramentas diferentes. Tenho orgulho de ver como a faculdade me trouxe oportunidades e amigos que  estão me ajudando nessa etapa de crescimento não só pessoal como profissional!", conta.

A segunda colocação foi ocupada pelo grupo composto pelos estudantes do curso de Ciência da Computação: Gabriel Augusto Rondina de Mattos, Guilherme Farias, Luis Ricardo Coelho Couto, Paulo Leonardo da Silva Paes e Vitor Molina Correa do Nascimento que apresentaram a proposta "Bi.Co". O software tem o objetivo de proporcionar, através de uma plataforma da web, a possibilidade de pessoas endividadas oferecerem seus serviços para pessoas interessadas. "Fizemos o 'bi.co' como um incentivo para o pagamento de dívidas, mas também para criar uma comunidade que estimule a solidariedade humana, oferecendo diversos planos para prestadores e voluntários ajudarem aqueles que mais precisam", explica Paes.

Vitor nunca tinha participado desse tipo de evento no formato de maratona e se surpreendeu com o incentivo e os resultados obtidos. "Foi uma experiência muito animadora que incentivou a criação de uma ideia e mostrou a todos nós que participamos que temos uma veia empreendedora, além da habilidade de criar boas ideias e desenvolvê-las. Também foi uma forma de percebermos como este meio é amplo e repleto de possibilidades, nos deixando mais animados e mostrando um grande caminho a seguir", ressalta o estudante. 

A proposta "Empresta Fácil" foi a terceira colocada na premiação sendo idealizada pelo grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação: Ana Laura Pereira Mariano, Bruno Henrique Laviso Adorne, Shizuka Dias Rodrigues e Victor Augusto. O projeto se trata de uma plataforma que busca oferecer crédito para pessoas desbancarizadas (que não possuem conta em um grande banco comercial) que buscam pagar suas dívidas de forma simples e justa, além de ser uma alternativa de investimento para pequenas e médias empresas que estão querendo diversificar sua carteira. Para Ana Laura que já participou de eventos de tecnologia, a experiência trouxe grandes aprendizados. "Gosto da interdisciplinaridade e mistura de pessoas com formação/curso diferentes, isso nos faz crescer e aprender de forma mais completa, além de nos dar mais afinidade com as demais áreas e cargo", destaca.

Labs Paschoalotto e a parceria com o UNISAGRADO

A Paschoalotto é empresa bauruense especialista na gestão do relacionamento com o cliente "end to end", em todos os segmentos e canais (omnichannel). Líder nacional no segmento de recuperação de crédito. Já o Labs é a aceleradora corporativa e laboratório de negócios da Paschoalotto, aberto para receber e trabalhar com startups, empresas, universidades, governo ou qualquer instituição que tenha um produto, serviço ou evento que possibilite crescimento mútuo.

O evento trouxe benefícios mútuos, uma vez que, proporcionou a interação entre empresa e jovens talentos para gerar soluções em um tema relevante no atual cenário socioeconômico. Especialmente, para os estudantes, ofereceu a possibilidade prática de atuação profissional. "A parceria agrega todo o conhecimento e experiência de mercado que, muitas vezes, apenas a sala de aula não é capaz de transmitir. Trata-se da abertura das portas e imersão no mundo real, no qual a teoria e a prática precisam ser executadas para gerar resultados e agregar valores as pessoas. Essa parceria foi fantástica, pois alinhou temática ao propósito do UNISAGRADO na formação dos seus profissionais: a humanização e a atenção ao próximo!", pontua Menechelli.

A parceria entre as Instituições continua e por conta do sucesso do evento e do destaque dos estudantes, foi decidido que as entrevistas para estágio na Paschoalotto que, inicialmente seriam direcionadas para as equipes das três primeiras colocações, fossem estendidas também para todos os estudantes participantes. "Decidimos ampliar o escopo e realizar uma dinâmica pré-entrevista com todos os alunos participantes, pois temos diversas vagas nas áreas de tecnologia, administrativas e no planejamento de operações. Dessa forma podemos apresentar a eles a nossa empresa, valores, cultura e posicionamento relacionado à inovação e ao futuro do negócio", expõe Vitor Marchi Moreno Dias, gestor de comunidades do Labs Paschoalotto. A atividade tem previsão de ser realizada na primeira semana de junho e em breve serão oferecida mais informações aos participantes.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11378-evento-motiva-alunos-e-gera-oportunidade-de-.html
Tags: UNISAGRADO, Hackathon, Maratona, Labs Paschoalotto, Paschoalotto


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro