Mestrado em Engenharia Química foca controle ambiental

Com a aprovação na UFSCAR, a egressa Larissa Felix irá aprofundar os conhecimentos na temática e objetiva ganhos futuros

A Engenheira Química, Larissa Cristina Felix, egressa do UNISAGRADO, conquistou a aprovação no processo seletivo do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Dentre as opções ofertadas pelo PPGEQ, a engenheira escolheu o tema "Planejamento experimental e otimização estatística da produção de hidrogênio e metano no tratamento anaeróbico de resíduos lignocelulósicos" para sua pesquisa.

A escolha do tema da pesquisa de mestrado da egressa foi realizada após leituras sobre as possibilidades e áreas da engenharia química que seriam contempladas no trabalho. "Cheguei a conclusão que esta era a melhor opção por estar dentro da área que eu sou apaixonada, controle ambiental, além de se tratar de um assunto que já possuo conhecimento, pois estudei os resíduos agroindustriais durante o desenvolvimento da minha Iniciação Cientifica intitulada "Estudo da remoção de paracetamol e de ácido acetilsalicílico de água utilizando bioadsorventes obtidos de resíduos agroindustriais", relata.

A inspiração de Felix para se inscrever o Programa de Mestrado foi sua mãe, a qual ela observou se dedicar a vida acadêmica. "Desde nova acompanhei a trajetória da minha Mãe, e durante esse período a vi realizar seu Mestrado e seu Doutorado pela UNESP, sendo uma grande inspiração para mim.", conta. Durante o primeiro semestre do Mestrado, Felix irá cursar algumas disciplinas obrigatórias que foram escolhidas por ela e seu Professor Orientador, que são: Fenômenos de transporte, Cinética aplicada e reatores químicos, Métodos matemáticos e computacionais aplicados a Engenharia Química e Noções básicas de segurança em laboratórios de pesquisa. "O Mestrado veio como uma forma de aprimorar o meu conhecimento, sendo de extrema importância para mim, podendo me agregar muito futuramente, inclusive no momento de um concurso", conta.

Quanto ao futuro, a egressa pretende continuar se dedicando a parte acadêmica de sua formação, ao mesmo tempo em que atualmente está trabalhando na empresa JBS. "O meu intuito é seguir além do Mestrado, cursar um doutorado e posteriormente ate um Pós Doutorado, sendo que além dessa parte acadêmica, estou podendo vivenciar o dia a dia de uma indústria, tendo contato com as diversas áreas da Engenharia. O aprendizado está sendo gigantesco, a rotina é bem puxada, mas o tanto de conhecimento e aprendizado prático que está agregando em minha vida profissional é imensurável.", declara. Para a engenheira química o UNISAGRADO criou uma base que a auxiliou a se desenvolver profissionalmente, pessoalmente e academicamente. "Aproveitei ao máximo os 5 anos vividos na Instituição, participando de tudo que era ofertado, projeto de extensão, apresentação de banners, projeto de Iniciação Cientifica, cursos, jornadas, as atividades desenvolvidas ao longo do Curso de Engenharia Química abriram portas, para dar continuidade aos meus estudos, para cursar o Mestrado, e ainda propiciou a oportunidade de emprego na JBS", pontua.

Conselho da egressa

"O fato de possuir notas boas durante a Graduação me trouxeram benefícios, consegui bolsa de estudo na Iniciação Científica por conta das minhas notas, e também das atividades extra-curriculares realizadas. No Mestrado, também fui contemplada com uma bolsa de estudo, no entanto abri mão, para poder estudar e trabalhar na JBS. Enfim, o que tenho pra falar é pra se esforçarem, pois os frutos que irão colher futuramente serão maravilhosos, coloquem uma meta e vão atrás dela, não desistam e façam tudo que o UNISAGRADO oferece, tenho certeza que não vão se arrepender! Não desistam, estudem bastante, aproveitem as oportunidades oferecidas pela instituição, aproveitem ao máximo os ensinamentos e dicas dos professores, façam Iniciação Cientifica, isso conta muito. Não deixem de aproveitar, e se esforcem ao máximo, para conseguirem sair com um currículo completo, depende apenas do seu esforço, e da sua não desistência, não é fácil, mas as recompensas vêem", aconselha.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11359-mestrado-em-engenharia-quimica-foca-controle.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia Química, Egressa, Mestrado, UFSCAR