Experiências do estágio remoto e a Psicologia Social

Luana Vieira apresentou sua pesquisa "Estágio de Processos Sociais e Comunitários: uma experiência de caráter emergencial" no XV ENCONTRO REGIONAL ABRAPSO SP

A estudante do 9ª período do curso de Psicologia do UNISAGRADO, Luana Maria Vieira Dagina, nos dias 31 de março a 04 de março participou do XV ENCONTRO REGIONAL ABRAPSO SP, onde apresentou oralmente, na manhã do dia 01 de abril, seu trabalho "Estágio de Processos Sociais e Comunitários: uma experiência de caráter emergencial" na roda de conversa 01 que contemplava a temática "Psicologia Social e Política Pública de Saúde: práxis e desafios na pandemia" coordenada por Carlos Roberto de Castro e Silva e Christiane Alves Abdala. No mesmo dia, ela também foi monitora da roda de conversa 11 "Diálogos entre territorialidades: populações ribeirinhas e a construção da práxis psicossocial" coordenada por Bruna Agnes, Fernanda Granã Kraft e Beatriz Marques. A estudante compõe como membro, as reuniões da ABRAPSO Bauru – SP.

O trabalho apresentado por Vieira no evento foi desenvolvido sob orientação e supervisão dos professores Dr. Luiz Antonio Lourencetti e Dra Raquel A. Cassoli, o qual aborda as experiências pessoais e acadêmicas vivenciadas pela estudante ao estagiar remotamente no ano de 2020 durante o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Além do trabalho, Vieira com um grupo de 13 estudantes criaram a página "Prosa e Desenrola", no Instagram, Facebook e Youtube, com o objetivo de divulgar estudos científicos sobre temas norteadores da Psicologia Social com uma linguagem acessível visando alcançar o maior público possível, tendo em vista que o atual contexto da pandemia Covid-19 impossibilitou o acesso presencial aos campos de estágios parceiros da Instituição em 2020. "Todo o estágio, relato e apresentação foram feitos durante o ano 2020-2021, em meio ao processo adaptativo de ensino remoto.", aponta Vieira.

Para Vieira, a temática abordada em sua pesquisa mostra a expansiva perspectiva acerca da experiência, ressaltando os resultados obtidos mesmo nessa circunstância remota e dando visibilidade a Psicologia Social, sendo possível concluir que novas fronteiras comunitárias foram alcançadas com o trabalho remoto. "Essa participação me mostrou que sempre há tempo para conquistarmos o que está inserido em nossos sonhos. Foi muito importante, desde a orientação dos docentes até o momento de apresentar e monitorar o evento.", declara. Quanto aos planos para o futuro, a estudante pretende seguir com o Mestrado e Doutorado. "Apesar das inúmeras possibilidades que a Psicologia proporciona, e depois de muito avaliar os processos que eu poderia viver assim que saísse da graduação, me encontrei, após muitas pesquisas sobre, na Residência Hospitalar, portanto, esse ano pretendo prestar a prova e após seu término seguir para o Mestrado e, posteriormente, o Doutorado.", conta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11358-experiencias-do-estagio-remoto-e-a-psicologi.html
Tags: UNISAGRADO, Pesquisa, Estágio, Psicologia