Facebook Pixel Fallback

Treinamento artístico para a formação de atrizes e atores no teatro e na arte-performance

Professor de práticas teatrais do UNISAGRADO publica capítulo com a temática em livro, disponível para compra na Amazon, Livraria da Travessa e no site da Paco Editorial



Foto: João Maria

O Ator-Pesquisador e Prof. Me. Ronaldo Francisco dos Santos, em arte Ronaldo Záphas, do curso de teatro e artes do UNISAGRADO publicou um capítulo no livro "Antonin Artaud e o Brasil", que foi organizado pela Dra. Elisabeth Silva Lopes, da USP e pelo Pós-Dr. Felipe Henrique Monteiro Oliveira, da UFBA/USP a partir de projetos independentes, com distintas pesquisas norteadas pelas ideias de Antonin Artaud.

O conteúdo criado para o livro é baseado nas pesquisas de Mestrado de Záphas, cuja dissertação se chama "Performance como prática de si: mapeando noções de treinamento performativo". Já o título do capítulo é "Atuar-se: intensidade e vibração do corpo na formação teatral" e possui o foco em modos diferentes de treinamento artístico para a formação de atrizes e atores no teatro e na arte-performance. "Especificamente, o estudo que publico nesse livro trata do meu encontro com o professor e performer Renato Cohen (in memorian). Ele foi o responsável por me inserir no mundo da arte-performance e de Antonin Artaud, ainda na graduação na Unicamp. A pesquisa descreve parte das práticas vivenciadas em sala de aula e depois no palco, em cena, com ele como professor-encenador criando sob a dramaturgia de Antonin Artaud", esclarece.

O público que a obra almeja alcançar são as comunidades estudantil e acadêmica do Teatro, porém, a linguagem utilizada é acessível a qualquer público que possua interesse em compreender processos de criação teatral que diferem das técnicas de Stanislavski ou Brecht. O livrou tem o intuito de preencher a lacuna de estudos artaudianos no Brasil, pois para Záphas, há uma carência desse tipo de temática nas pesquisas teatrais atuais. "Nas escolas de teatro, encenadores-pedagogos como Stanislavski, Grotowski e Brecht são mais difundidos. Antonin Artaud por trazer outra perspectiva de como encarar a arte do teatro acabou sendo um pouco esquecido. A publicação desse livro procurar lançar luz, no Brasil, nas ideias de Artaud para um teatro do séc. XXI. A opção pela temática vem de uma proposição do Renato Cohen, um visionário", aponta.

O livro "Antonin Artaud e o Brasil" está disponível para compra na Amazon, Livraria da Travessa e no site da Paco Editorial.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11356-treinamento-artistico-para-a-formacao-de-atr.html
Tags: UNISAGRADO, Livro, Teatro, Artes, Ronaldo, Antonin Artaud


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro