Conflitos e Religiosidades

Coordenadora do curso de Relações Internacionais aborda, em capítulo de livro, o tema relacionado a Israel, Palestina e os Estudos Judaicos no Brasil

A coordenadora do curso de Relações Internacionais Prof.ª Dra. Karina Stange Calandrin lançou um capítulo no livro "Conflitos e Religiosidades: Israel, Palestina e Estudos Judaicos no Brasil" que foi distribuído em fevereiro deste ano nas principais livrarias e sites. O conteúdo abordado no capítulo foi criado com base em um subcapítulo de sua tese de doutorado, intitulada "Processo decisório de política externa e groupthink: a operação "Paz para a Galileia" na Guerra do Líbano de 1982". Devido à pandemia da COVID-19 o livro foi desenvolvido estritamente online por meio da plataforma zoom, integrando uma rede nacional e internacional de pesquisadores, contando com uma rede de 50 pesquisadores universitários desenvolvendo pesquisas e trabalhos acadêmicos vinculados ao Instituto Brasil-Israel (IBI).

A docente aponta que os temas relacionados a Israel e ao conflito israelo-palestino ganharam espaço no cenário universitário brasileiro, se tornando mais frequentes nos espaços acadêmicos, mas para ela, a temática ainda precisa de mais visibilidade. "O quadro geral não é satisfatório. São poucas as disciplinas ofertadas sobre o tópico e, muitas delas, são ministradas com uma perspectiva específica sobre Israel que não aborda a devida complexidade do país.", ressalta Calandrin.

O livro é destinado ao público acadêmico nível graduação e pós-graduação, mas também contempla todos aqueles que se interessem pelos temas abordados. "Com a minha tese, e de forma limitada no capítulo do livro, busquei discutir os elementos psicossociais presentes na sociedade israelense, como a memória coletiva e o ethos do conflito, como forma de compreensão dos desdobramentos atuais do conflito com os palestinos e falta de resolução para ele.", explica a acadêmica. A docente relata que "gostaria de agradecer o apoio do UNISAGRADO durante todo o processo da escrita da minha tese, inclusive durante meu doutorado sanduíche em Israel. A escrita do capítulo, e da tese, teria sido impossibilitada sem esse apoio.".

O livro está disponível para compra em 3 lojas, sendo a Americanas, Amazon e Submarino.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11340-conflitos-e-religiosidades.html
Tags: UNISAGRADO, Livro, Relações Internacionais, IBI