Participação de estudantes de Enfermagem garantiu o sucesso na vacinação de profissionais da educação

Campanha foi realizada na terceira semana de abril e atingiu a meta de 2.700 doses no quarto dia

Entre os dias 12 e 16 de abril foi realizada no município de Bauru a campanha de vacinação contra COVID-19 direcionada aos profissionais da área de Educação de 47 anos ou mais que atuam nas escolas das redes municipal, estadual e privadas da educação básica. A ação foi realizada na sede da Sede Secretaria Municipal de Educação com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de 24 estagiários do curso de Enfermagem do UNISAGRADO que se revezaram durante os períodos e exerceram funções de controle de cadastros, orientações, preparação e aplicação das vacinas.

Os estudantes são do último ano de Enfermagem e, por isso, a parceira foi possibilitada através do estágio supervisionado que propõe a realização de atividades práticas diretamente com a população. Entretanto, toda a articulação foi efetivada através da Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária, especialmente, pela Prof.ª Dra. Sara Nader Martha. Os estagiários foram supervisionados pela coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Marcia Aparecida Nuevo Gatti e pela docente Dra. Joselene Martinelli Yamashita.

A estudante Débora Cardella Luna participou nos dias 13 e 15 e classificou o momento como maravilhoso. "O tempo que ficamos em casa sem podermos auxiliar em relação à COVID foi desesperador, principalmente, porque víamos a situação em que estamos vivendo e sabíamos que poderíamos ajudar, uma vez que, já temos experiência para isso. Sendo assim, foi muito gratificante conseguir fazer parte dessa campanha que vai auxiliar tantas pessoas!", conta.

Louisi Nayara Mariotto foi uma das estagiárias que atuou nos dias 12, 15 e 16 e se mostrou muito grata ao UNISAGRADO e à coordenadora do curso. "A professora Marcia nos incentivou desde o princípio, confiando na nossa capacidade! Com certeza, foi uma experiência única que fiquei muito feliz em participar, pois estamos vivendo em um momento muito difícil e com a vacina trazemos paz e esperança para os profissionais da educação para que eles consigam, futuramente, retornar para as salas de aula. Deu pra ver o brilho nos olhos desses profissionais, eles chegam emocionados por estarem recebendo a vacina", ressalta.

Para a Secretária Municipal da Educação de Bauru, Dra. Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, a atuação dos estagiários de Enfermagem foi fundamental para o sucesso da campanha. "As necessidades se somaram: dos estudantes exercerem a função do estágio e do município por profissionais da saúde para aplicação da vacina". A secretária classificou os estudantes como éticos, profissionais, atenciosos e educados, que exerceram a função com maestria e representaram muito bem os profissionais da saúde, uma vez que, esta classe está esgotada fisicamente e psicologicamente pelos desdobramentos da pandemia.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11328-participacao-de-estudantes-de-enfermagem-gar.html
Tags: UNISAGRADO, Vacinação, COVID, Profissionais da Educação, Saúde, Bauru, Estágio, Enfermagem