Egressas de Arquitetura e Urbanismo são aprovadas em concurso público do DAE

Elizabeth Selva, Glaucia Marangão e Juliana Piffanelli já estão atuando na empresa como "Desenhista Técnico Projetista"

Da esquerda para a direita, Elizabeth Selva de Souza, Glaucia Hellen de Freitas Marangão e Juliana de Freitas Piffanelli.

As Arquitetas e Urbanistas formadas pelo UNISAGRADO, Elizabeth Selva de Souza, Glaucia Hellen de Freitas Marangão e Juliana de Freitas Piffanelli participaram, em 2019, do processo seletivo para o cargo de Desenhista Técnico Projetista do Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE - Bauru). Recentemente, as egressas receberam a notícia de que foram aprovadas no concurso, após a empresa retomar as nomeações que estavam suspensas por conta da pandemia da COVID-19.

Souza começou a atuar na divisão de planejamento do DAE na segunda semana de março e suas atividades serão focadas em desenho técnico projetista, como por exemplo, a atualização de mapas e redes no AutoCad – software de desenho técnico. Para ela, esta é uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento profissional e pessoal, pois acredita ser um trabalho que está de acordo com o seu perfil. "Sempre quis estar envolvida com as verdadeiras questões da sociedade e, apesar de não ser um cargo de arquiteta, é um caminho para tal. Minha formação acadêmica teve grande importância tanto para facilitar no entendimento das questões específicas, quanto para me ajudar a entender com o que gostaria de trabalhar no futuro, visto que arquitetura e urbanismo é uma área bem diversa.", relata.

Marangão está atuando no setor de Divisão de Planejamento, em que realiza o cadastramento de dados e plantas dos sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto entre outras informações do sistema de Geoprocessamento. Além do concurso, a egressa conquistou também a aprovação no Programa de Mestrado Acadêmico da UNESP – Campus de Bauru, no qual seguirá a linha de pesquisa do Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído, estudando a caminhabilidade da cidade de Bauru. Sobre as conquistas, a arquiteta comenta que está muito feliz. "O DAE é um local que incentiva o desenvolvimento e aprendizado de seus funcionários, tenho certeza que vou aprender muito lá. Além disso, ter sido aprovada no programa de Mestrado, mostra que meu esforço e dedicação aos estudos estão gerando frutos e que posso dar continuidade a eles em uma área que eu gosto, é incrível! Espero que minha pesquisa colabore com outros estudos!", declara.

Formada em 2015, Piffanelli está atuando no setor da Topografia com o Desenvolvimento de Projetos e, para ela, os conhecimentos adquiridos durante a graduação no UNISAGRADO colaboraram para essa conquista. "Na Graduação, pude desenvolver habilidades que certamente corroboram no momento das provas e neste momento estou podendo colocá-las em prática em meu trabalho. Para mim é o resultado de meus esforços durante esses anos depois de formada, desejo continuar aprendendo e buscando desafios sempre.", comenta.

Dicas para concursos públicos

"Organize seus estudos, conheça seus pontos fortes e fracos, esteja sempre de olhos nos editais e, o mais importante: encontre uma rede de apoio. Infelizmente muitas pessoas não levam a sério quem decide prestar concursos, então se você não conseguir esse tipo de apoio com família e amigos tente entrar em algum grupo online de estudantes. Poder dividir angústias e dicas é fundamental para não desanimar!" – Elizabeth Souza.

"Estude muito e pratique! Dê uma olhada em provas anteriores e de concursos diferentes para se familiarizar com o tipo de avaliação, isso me ajudou a ficar menos ansiosa no dia das provas." Glaucia Marangão.

"Primeiramente não desista, nem tudo da certo de primeira! Posteriormente, é necessário muita dedicação ao estudo e, também, para a prova prática, ela aumenta sua classificação, assim como diminui, esta etapa é muito importante." – Juliana de Freitas Piffanelli.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11318-egressas-de-arquitetura-e-urbanismo-sao-apro.html
Tags: UNISAGRADO, Egressas, Aprovação, Mestrado, DAE, Arquitetura, Urbanismo