Estudantes de Enfermagem participam de campanha de vacinação contra a COVID-19

Através do estágio supervisionado sete estudantes realizaram a preparação e aplicação das vacinas, além do controle de cadastros e orientações na UBS Nova Esperança

Nos dias 20, 26 e 27 de março os estudantes do último ano do curso de Enfermagem do UNISAGRADO Gabriel Xavier Santos, Nicolas Julião dos Santos Jorge, Ana Laura Manzato, Henrique Pereira Gebara, Laís de Andrade dos Santos, Beatriz Ribeiro Fernandes e Luiza Pompilio Baptista participaram da campanha de vacinação contra a COVID-19 do Município de Bauru realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Esperança.

A participação foi possibilitada através do estágio obrigatório em "Saúde do adulto e idoso na comunidade" sob supervisão da professora Ma. Maria Fernanda Leite. Sendo assim, além da aplicação da vacina, os estudantes puderam fazer a distribuição de senhas, o cadastro dos pacientes, oferecer as orientações e realizar o manejo e preparação da vacina. No dia 20, foram vacinados idosos com 72 anos ou mais e nos dias 26 e 27 idosos com 69 anos ou mais. "Participar da campanha proporciona aos estudantes, além de colocar na prática todo conhecimento teórico adquirido durante a graduação, vivenciarem a realidade dos serviços de saúde, a rotina e, principalmente, a interação com os pacientes, bem como, a colaboração com a equipe, o acolhimento e humanização da assistência", destaca a docente supervisora.

A estudante do 5º ano do curso, Laís de Andrade dos Santos, participou dos dias 26 e 27 da vacinação e relata como foi a experiência. "Foi um imenso prazer fazer parte desta campanha, pois é um sentimento maravilhoso saber que estou ajudando a superar essa pandemia que tanto tem assolado nosso país, é uma questão de cooperação para o enfrentamento e de levar esperança de dias melhores para a população brasileira". A estudante conta ainda que durante a graduação participou de campanhas contra a Influenza e atualização de carteiras de vacinação, mas o sentimento foi totalmente diferente. "Nesta campanha está estampada a esperança nos olhos de cada pessoa que recebeu a dose da vacina. Todos se mostram extremamente gratos e felizes, nos trazendo um enorme entusiasmo e boas energias!", expõe.

Já Gabriel Xavier Santos integrou a equipe de vacinação nos dias 20 e 27 de março, e notou os sentimentos de ansiedade, medo e a desinformação por parte da população. Segundo ele, isto é consequência da COVID-19 ser uma doença recente que causou impacto global e, também, por conta da vacina que foi produzida em tempo relativamente curto. "Foi uma experiência extremamente gratificante fico muito feliz de saber que pude ajudar nesse momento, principalmente, levando em consideração tudo que tem acontecido para o desenvolvimento, produção e distribuição dessa vacina. Fazer parte desse período histórico e poder usar a minha profissão para contribuir é um ato político e algo que vou me lembrar para sempre!", ressalta.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Dra. Marcia Aparecida Nuevo Gatti, aponta que a participação de estudantes aliviam o esgotamento dos profissionais da saúde que estão na linha da frente no combate à Covid-19. "Acredito que com o desgaste que os profissionais da saúde estão passando pelo excesso de trabalho ocasionado pela pandemia, os estudantes trazem fôlego e ânimo, pois chegam cheios de energia e conhecimento para colaborar neste momento tão importante nas vidas das pessoas, que estão nas unidades com a esperança em receber a vacina".

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11307-estudantes-de-enfermagem-participam-de-campa.html
Tags: UNISAGRADO, Vacina, Estágio, Enfermagem, COVID-19