Estudante do curso de Artes tem artigo publicado em Revista Interinstitucional

Gabriela Muniz Cardoso está no 4º ano do curso e teve sua pesquisa selecionada pela Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE)

A estudante do curso de Licenciatura em Artes, Gabriela Muniz Cardoso, teve o artigo "A Arte no Processo Educacional da Rede Pública: Análise de Possíveis Contribuições da Pedagogia Waldorf para a Arte-Educação" publicado pela Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE). A pesquisa é fruto de sua Iniciação Científica (IC), orientada pelo docente Me. Ronaldo Francisco dos Santos, e busca refletir sobre as relações entre a arte e os mais variados métodos educacionais.

Cardoso conta que o interesse por publicar a pesquisa em uma revista veio desde o começo do projeto, por sentir que essa possibilidade traria mais visibilidade para o tema. Apoiada pelo seu orientador, a estudante ainda afirma que esse desejo não termina por aqui, e pretende publicar seu trabalho em mais meios. "Eu e meu orientador sempre conversamos sobre essa possibilidade desde que estávamos escrevendo a IC. Transformá-la em um artigo é uma forma que encontramos de divulgar e compartilhar nossa pesquisa. Já havíamos tentado uma publicação anteriormente que acabou não sendo aprovada e continuamos até que fomos aprovados nessa e estamos pensando em tentar outras publicações.", pontua.

A estudante também destaca o motivo que a fez utilizar o mesmo tema da Iniciação Científica na publicação do artigo, buscando evidenciar o ensino das artes e a pedagogia "Waldorf", que ainda é considerada "inacessível" e pouco conhecida pela sociedade. "Sempre estudei em escolas públicas e sabemos bem como é o ensino, principalmente de artes. Eu tive a sorte de estar sempre rodeada de bons professores, que inclusive se tornaram meus amigos, então mergulhar nessa temática foi uma forma que encontrei de retribuir um pouco do que recebi na escola e quis expor a problemática, mas também apontar uma possibilidade de mudança".

A pesquisadora salienta a importância da IC em sua carreira acadêmica e acredita que isso a motiva também como profissional. Além disso, Cardoso ressalta a necessidade da valorização da arte e da busca por uma educação de qualidade para todos. "Acredito que a Iniciação Científica me trouxe muitos benefícios, claro que essas coisas 'pesam' no nosso currículo, mas pesquisar por conta própria um assunto de seu interesse aguça nosso senso crítico e nos incentiva a sermos profissionais melhores e mais comprometidos com nossa profissão. Pesquisar arte é importante e necessário. Buscar melhorar a educação pública proporcionando um futuro melhor e de qualidade para as crianças e jovens deveria ser um dever de todos.", conclui.

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11298-estudante-do-curso-de-artes-tem-artigo-publi.html
Tags: UNISAGRADO, Artes, Pesquisa, Iniciação Científica, Revista Científica