Egressos de Design são aprovados em Mestrado da Unesp

Henrique Arnoni e Gabriela Dias irão cursar o Programa de Pós-Graduação em Design no campus de Bauru

Os egressos do curso de Design do UNISAGRADO Henrique Gil Arnoni e Gabriela Simão Dias foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp – campus de Bauru. Em linhas de pesquisas distintas, Arnoni seguirá na "Ergonomia e Inovação" e Dias no "Planejamento de Produto".

O programa de Mestrado em Design da Unesp é o único Stricto Sensu em instituição pública do Estado de São Paulo e possui ampla concorrência por ofertar somente 15 vagas. 2021 é o segundo ano seguido que egressos do UNISAGRADO são classificados para o programa, em 2020 os aprovados foram José Carlos Magro Junior e Marianna de Sousa Chaparro.

A equipe de comunicação conversou com os aprovados de 2021. Confira como foi o bate-papo:

UNISAGRADO: Qual o tema do projeto de pesquisa apresentado para o processo seletivo?

Henrique: O tema aborda as fibras têxteis e o título do projeto é "Potencial de inovação dos tecidos inteligentes para percepção de bem-estar em relação ao conforto térmico". Pretendo estudar basicamente como podemos fazer com que os tecidos os quais fazemos uso diariamente possam aumentar a nossa percepção de conforto, a escolha do tema foi uma consequência de todo o meu processo de desenvolvimento acadêmico, Iniciação Científica, projetos dentro da graduação e claro o meu TCC que dentro da proposta que foi desenvolvida uma coleção de peças sociais femininas para cadeirantes surgiu a questão do conforto térmico que por sua vez eu deveria resolver na próxima etapa da minha vida acadêmica, no caso o mestrado.

Gabriela: Design ambiental e distanciamento social, com foco em estudos de casos em comércios de alimentos em meio a pandemia. Optei por esse tema, pois gosto da área de sinalização e da ideia do design como transformador do ambiente. O projeto teve base no programa de Aluno Especial da Unesp no qual comecei a frequentar as aulas de Mestrado e descobri o interesse pelo tema.

UNISAGRADO: Por que optou por cursar Mestrado?

Henrique: Fazer faculdade sempre foi o meu sonho dourado e acredito que isso teve grande influencia por eu admirar tanto a história de vida profissional da minha mãe que até hoje não parou de estudar e se especializar na área da educação. Durante a graduação, me empenhei bastante, assumi o cargo de representante discente tive um bom desempenho acadêmico, ganhei concursos em grupo e individual enfim, me apaixonei pelo universo acadêmico! Mas, durante uma explicação de um tópico de ergonomia a uma amiga horas antes da prova que percebi que era esse o caminho – estudar, aprender pra transmitir o conhecimento a diante.

Gabriela: Optei por fazer uma especialização na Unesp de Linguagem, Cultura e Mídia, logo quando sai da Graduação. Então percebi meu gosto por pesquisar e aprender coisas novas na área.

UNISAGRADO: A Instituição e/ou professores contribuíram para sua conquista?

Henrique: A instituição teve papel fundamental nesse processo, principalmente por oferecer professores absolutamente capacitados e com a mesma força de vontade que eu tinha, pude então começar com a Iniciação Científica que resultou em uma pesquisa e monografia com nota máxima que me incentivou a buscar a próxima etapa, o Mestrado!

Gabriela: As contribuições foram de diversas formas: através das aulas de vários professores, do pensamento do design como algo social e como pode fazer a diferença em vários momentos do dia a dia. Também a viagem que fizemos com a professora Sileide em que visitamos uma agência que trabalhava diretamente com design ambiental e design da informação.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11211-egressos-de-design-sao-aprovados-em-mestrado.html
Tags: UNISAGRADO, Egressos, Design, Mestrado, Unesp