Egresso do curso de Publicidade e Propaganda tem artigo publicado em E-book

Luiz Ranzani sob orientação da Dra. Nirave Caram abordou na pesquisa uma análise do Twitter do candidato à presidência Jair Bolsonaro durante as eleições de 2018

O egresso do curso de Publicidade e Propagando do UNISAGRADO Luiz Henrique de Andrade Ranzani e sua orientadora Prof.ª Dra. Nirave Reigota Caram tiveram a pesquisa intitulada "A migração da comunicação política para o ambiente digital: Twitter de Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2018" publicada no e-book "Pesquisas efervescentes em linguagem e sociedade: retratos de um Brasil Pandêmico" da editora Syntagma Editores.

O estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) do egresso que foi elaborado no ano de 2019 e adaptado para a participação no e-book. A pesquisa aborda o segundo turno das eleições de 2018 e a análise de conteúdo do Twitter do então candidato à presidência Jair Bolsonaro. "As eleições de 2018 foram muito diferentes das anteriores, com grande exaltação nos ânimos, polarização ideológica e uma mudança na utilização política dos meios de comunicação. Além disso, estamos falando da plataforma mais utilizada pelo atual presidente da República – e na ocasião candidato - para interagir com seus seguidores e com toda a nação brasileira, portanto compreender sua comunicação é também entender quais as forças políticas que atuam em seu discurso e consequentemente no atual e futuro cenário de nosso país", ressalta.

A docente destaca a importância de pesquisas que abordem o tema das mídias digitais, principalmente, em relação à comunicação política, que cada vez mais tem se popularizado no meio. "As mídias digitais são indispensáveis no contexto político atual. Não se ganha mais uma eleição sem estar presente nestes espaços virtuais, pois é onde a população mais busca informação. Além disso, as mídias digitais são um importante canal para estreitar relacionamentos, prestar contas e debater propostas. É de extrema importância promover pesquisas sobre o tema para que as mídias digitais sejam aproveitadas da melhor forma no contexto político, combatendo fake News, cobrando políticos eleitos e participando ativamente da vida política em sociedade, de forma democrática", expõe Caram.

Para Ranzini, a experiência em participar do e-book foi muito positiva e ele acredita que é muito importante que os estudantes e egressos tenham conhecimento desta possibilidade, "publicando suas pesquisas, divulgando conhecimento e contribuindo com a sociedade com aquilo que aprendemos, afinal, é para isso que estudamos, né?". Desde o início da graduação Ranzani cogitava seguir a carreira acadêmica, tanto na realização de pesquisas como ministrando aulas. "Grande parte da minha família, incluindo minha mãe, é de professores, talvez a inspiração tenha vindo daí. Este ano tenho a intenção de ingressar em um mestrado, e esta publicação pode me ajudar bastante, afinal, acabo entrando em contato com outros pesquisadores e o mundo acadêmico", pontua.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra baixando o e-book gratuitamente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11194-egresso-do-curso-de-publicidade-e-propaganda.html
Tags: UNISAGRADO, Publicidade e Propaganda, Egresso, E-book, Política, Twitter