Facebook Pixel Fallback

Estudante do curso de Teatro produz e apresenta monólogo "Joana Pela Gota D'água"

Projeto Cultural de Vitor Gaiotti é uma adaptação da peça "Gota D'água" de Chico Buarque e Paulo Pontes



O estudante do terceiro ano do curso de Teatro do UNISAGRADO, Vitor Vinicius de Oliveira ou Vitor Gaiotti (nome artístico), produziu e apresentou o monólogo "Joana Pela Gota D'água", o projeto é uma adaptação da peça "Gota D'água" de Chico Buarque e Paulo Pontes. O monólogo teatral foi gravado na cidade de Pederneiras – SP após ser aprovado e selecionado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, e estreou no dia 13 de dezembro de 2020.

O projeto teve início antes de Gaiotti ingressar no curso de Teatro, entretanto, a partir das vivências da graduação o estudante passou a se aprofundar mais no assunto. "O texto Gota D'água de Chico Buarque e Paulo Pontes faz parte da minha cabeceira há pelo menos 5 anos. Sempre tive muito apego pela personagem Joana, a Medéia brasileira. Ao entrar na faculdade em 2019 decidi que iria me aprofundar mais na personagem, suas nuances entre o amor e ódio, o psicológico dela, o feminino", conta. Já em agosto de 2020, o estudante iniciou uma pesquisa científica com o tema "O Laboratório da Personagem Joana da Peça Gota D'Água: interpretes, dramaturgia e criação" sob orientação do coordenador do curso de Teatro Prof. Dr. Rafael Resende Marques da Silva.

A utilização do texto foi autorizada por Chico Buarque e pelo herdeiro de Paulo Pontes e após o envio do projeto para a Sociedade Brasileira de Autores e Artistas de Teatro (SBAT), o monólogo foi aprovado através do edital da Lei "Aldir Blanc" da cidade de Pederneiras, que tinha o objetivo de apoiar profissionais da área no período da pandemia. "Inicialmente, para a pesquisa científica, iria montar somente uma cena da peça que adaptei para um monólogo, porém em meio a pandemia da Covid-19 foi criada a Lei Aldir Blanc. Fiz a inscrição no edital em Pederneiras, onde moro, e meu projeto foi selecionado e então no dia 13 de Dezembro de 2020 nasceu o espetáculo de 1h e 30m", explica.

A experiência obtida ainda na graduação será um diferencial para Gaiotti uma vez que a prática profissional já está sendo aplicada por ele. "Jamais imaginei chegar até aqui com 19 anos, era algo totalmente fora da minha realidade e de repente me vi montando projetos, lidando com meios de produção cultural e várias outras coisas. Agradeço ao SBAT, ao Chico Buarque e ao herdeiro de Paulo Pontes pela liberação do texto".

Confira abaixo o monólogo na íntegra:


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11193-estudante-do-curso-de-teatro-produz-e-aprese.html
Tags: UNISAGRADO, Teatro, Monólogo, Chico Buarque, Paulo Pontes, Lei Aldir Blanc


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro