Estudante do primeiro ano de Jornalismo venceu premiação de Jovem Jornalista

Grazielly Zagato Ballarin e seu grupo exploraram os efeitos da pandemia na população negra na 12° edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Com a reportagem "Entre o abismo & a esperança", a estudante do curso de Jornalismo do UNISAGRADO, Grazielly Zagato Ballarin e seu grupo receberam o título de vencedores da 12° edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O evento contou com conferências com jornalistas e professores, aula magna, formação dos grupos e produção das reportagens, entrega das reportagens finalizadas e avaliação coletiva. As etapas foram realizadas entre os meses de agosto a dezembro de 2020.

Ballarin ingressou em 2020 na graduação e passou seu segundo semestre desenvolvendo o trabalho que a fez conquistar o título de vencedora da 12° edição do Prêmio. A estudante tomou conhecimento do concurso através da Prof.ª Dra. Liliane de Lucena Ito e viu "uma oportunidade de sentir na pele como é fazer uma reportagem, escolher a pauta, fontes, entrevista. É claro que eu amei, de agosto até dezembro foi uma correria muito boa. E tenho certeza que essa experiência é muito necessária para a minha futura carreira.", conta.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos em grupo que contavam com estudantes de Instituições de Ensino Superior de diferentes cidades do Brasil, ao todo foram 10 grupos divididos através de um sorteio. Para Ballarin foi desafiador pelas diferenças de períodos que cada integrante estava na faculdade. "Foram muitas ideias diferentes, tivemos que ter bastante paciência para executar a reportagem, alguns participantes fizeram as entrevistas pessoalmente, outros ficaram ajudando online. Eu fiquei na parte dos podcasts, buscando dados e edições do site (mobile). No começo foi um pouco difícil porque nós não nos conhecíamos muito, mas depois fomos fazendo amizades e a reportagem fluiu e ficou linda. Estávamos em 13 pessoas no grupo e foi incrível conhecer eles, pessoas maravilhosas que quero ter sempre contato, foi um grupo que trabalhou junto de verdade.", expõe.

A escolha da pauta "Entre o abismo & a esperança" contou previamente com diversos debates sobre outras possibilidades, "tivemos muitas outras ideias que tinham a ver com a pandemia, mas como era provável que outros grupos iriam falar do assunto, pensamos na população negra do Brasil que, infelizmente, sofre muito descaso em todos os estados. Portanto, resolvemos juntar esses dois assuntos e mostrar como esse período afetou essa parte da população", explica a estudante.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é muito relevante no meio jornalístico e a edição de 2020 considerou todos os participantes como vencedores, pois durante o ano e o desenvolvimento do trabalho foram enfrentados muitos desafios por conta da pandemia da COVID-19. Ballarin, ressalta que ele foi "muito importante, fiquei feliz com essa conquista. Creio que na carreira será essencial por conta da experiência que obtive dentro desses 4 meses e de sentir como um jornalista faz uma reportagem, busca fontes, escolhe pauta. E tive a certeza que é isso que quero para minha carreira.", destaca.

Acesse a reportagem vencedora através do link: https://historiadoresdopre.wixsite.com/meusite.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10998-estudante-do-primeiro-ano-de-jornalismo-venc.html
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo, Jovem Jornalista, Prêmio, Reportagem